A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) está com inscrições abertas para o concurso público de auxiliar educacional nos Centros Socioeducativos do Estado, com remuneração prevista para o cargo é R$ 1.750,10. Ao todo, são 211 vagas em todo o Estado. Há vagas para as cidades de Montes Claros, no Norte, Curvelo, na região Central e Unaí, no Noroeste de Minas.
O Sejusp não definiu a quantidade de vagas para cada cidade, mas ratificou que serão disponibilizadas de acordo com a demanda. As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 16 de julho, no site do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), órgão que organiza o concurso.
Com caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva será constituída por conteúdos de Língua Portuguesa, Informática Básica, Noções de Direito, Direitos Humanos, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos, com duração de quatro horas. A prova será aplicada no dia 15 de agosto, às 15h, nas cidades que as vagas são oferecidas. Além de Montes Claros, Curvelo e Unaí, as vagas são ofertadas nas cidades de Belo Horizonte, Barbacena, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.
Critérios
De acordo com o edital, o aprovado e nomeado precisa:
-Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português em condição de igualdade de direitos com os brasileiros;
-No caso de ser português, comprovar a condição de igualdade e gozo dos direitos políticos na forma do art. 12, § 1º e art. 37, I, da Constituição da República;
-Gozar dos direitos políticos;
-Estar em dia com as obrigações eleitorais;
-Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar, quando se tratar de candidato do sexo masculino;
-Ter 18 anos completos até a data de posse;
-Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, a ser aferida em perícia médica oficial, realizada por unidade pericial competente, nos termos da legislação vigente;
-Comprovar a escolaridade mínima exigida para o cargo, conforme Anexo I do Edital;
-Não ter sido demitido, a bem do serviço público, nos últimos cinco anos, nos termos do Parágrafo Único do art. 259, da Lei Estadual nº 869/1952.