Começou nesta quinta-feira (04) a vacinação contra a Covid-19 para pessoas em situação de rua, em Montes Claros.
Segundo a Secretaria de Saúde, estão sendo vacinadas as pessoas já atendidas pelo Consultório de Rua, um programa municipal que faz atendimentos de saúde para essa população.
A imunização começou na Praça da Catedral e deve seguir por pontos onde já é costume ter o Consultório de Rua.
Requerimento na câmara
Na segunda Reunião Ordinária do mês de abril, realizada no dia 13 de abril, na Câmara de Montes Claros, foi aprovado por unanimidade um requerimento de iniciativa do vereador Rodrigo Cadeirante (Rede), solicitando ao prefeito Humberto Souto e a secretária municipal de saúde, Dulce Pimenta, a priorização da vacinação contra a COVID-19 dos moradores e pessoas em situação de rua.
“O secretário de desenvolvimento social, Aurindo José Ribeiro, me informou que existem aproximadamente 200 pessoas que se enquadram nesta situação e que algumas delas já foram vacinadas devido a faixa-etária. Sendo assim, esse quantitativo não causaria impacto negativo, não atrasaria nem prejudicaria o restante da população”, explicou o vereador.
Durante a apresentação do requerimento, o vereador defendeu que as pessoas em situação de rua estão extremamente expostos ao risco de contágio propagação do vírus, o que pode ajudar a proliferar a contaminação para o restante da população. Rodrigo pontuou, ainda, que eles não se alimentam bem, não têm boa imunidade, e nem acesso às informações sobre o assunto, além de terem dificuldades para manter a higiene pessoal.
Compartilhe: