O Norte de Minas recebeu na manhã desta segunda-feira (31), mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. O novo lote é composto por 62 mil doses da Pfizer e AstraZeneca.
Ainda nesta segunda, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora entregam a 13 municípios do Norte de Minas 10.422 mil doses de vacinas contra a Covid-19, produzidas pela multinacional norte-americana, Pfizer/BioNtech. Esta é a segunda etapa da descentralização da distribuição e utilização da vacina da Pfizer para municípios que possuem entre 30 mil a 78 mil habitantes.
Em todo o Estado, 73 municípios estão sendo contemplados nesta nova fase da descentralização da distribuição e utilização da vacina da Pfizer/BioNtech, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG). A decisão leva em conta além do critério de municípios que possuem maior população, também o tempo de transporte dos imunizantes até essas localidades.
Na primeira etapa da descentralização, iniciada dia 24 de maio, foram contemplados 47 municípios com até 79 mil habitantes. Montes Claros foi a única cidade do Norte de Minas incluída nesta fase com o recebimento de 2 mil 340 doses de imunizantes.
As vacinas destinadas à SRS de Montes Claros e à GRS de Januária chegaram em Montes Claros em aeronave do Corpo de Bombeiros. Já os imunizantes que serão utilizados pelos municípios que compõem a GRS de Pirapora também foram transportados até a cidade em aeronave do Governo do Estado. Ao serem preparadas para uso as vacinas devem ser armazenadas à temperatura entre 2 e 8 graus Celsius.
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a orientação repassada aos municípios é de que as vacinas da Pfizer devem ser aplicadas em pessoas com comorbidades (Síndrome de Down acima de 18 anos; pessoas com doença renal crônica em terapia de diálise acima de 18 anos; gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos e pessoas com comorbidades com idade entre 55 a 59 anos).
Entre 54 municípios que integram a área de atuação da SRS de Montes Claros oito cidades receberam nesta segunda-feira vacinas da Pfizer/BioNtech: Janaúba (1.026 doses); Bocaiúva (942); Porteirinha (816); Salinas (714); Rio Pardo de Minas (708); Jaíba (552); Taiobeiras (516) e Espinosa (468).
Outros três municípios que integram a área de jurisdição da GRS de Januária também receberam vacinas da Pfizer: Januária (1.260 doses); Brasília de Minas (1.056) e São Francisco (786 doses). Já dois municípios da GRS de Pirapora foram contemplados com o repasse de vacinas da Pfizer: Pirapora (948 doses) e Várzea da Palma (630).
AstraZeneca
Nesta terça-feira (1º), a partir das 8 horas, os 86 municípios que integram a região ampliada de saúde do Norte de Minas vão receber nova remessa de 51.750 mil doses de vacinas contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca/Universidade de Oxford. Os imunizantes foram produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
Para os municípios que pertencem a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros serão repassadas 32.500 mil doses de vacinas. Outras 14.750 mil doses serão entregues a 25 municípios que integram a área de atuação da GRS de Januária. Para sete municípios da GRS de Pirapora serão repassadas 4 mil 500 doses de imunizantes.
No caso das vacinas da AstraZeneca/Universidade de Oxford a orientação da SES-MG é de que os municípios deverão aplicar a primeira dose em pessoas com comorbidades, deficientes físicos permanentes e em trabalhadores das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas.
Em Montes Claros, além do público alvo prioritário para imunização, a previsão é de que 329 trabalhadores do transporte aéreo também serão contemplados com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Compartilhe: