O Hospital Santa Casa de Montes Claros e o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) emitiram notas nesta quinta-feira (27), comunicando a suspensão de atendimento para casos de Covid-19 devido a falta de leitos.
As duas unidades hospitalares são as principais referências de tratamento em Montes Claros e no Norte de Minas.
Primeiro, o HU informou que se fazia necessário, mais uma vez, o acionamento o Plano de Contigência (atendimento apenas de casos que o hospital é referência), na tentativa de atender de forma prioritária apenas os casos de emergência e referência. E pediu para que os usuários procurem outras unidades de saúde até que a situação volte a normalidade
Mais tarde, a Santa Casa também disse em comunicado que estava suspenso o atendimento à pessoas com sintomas gripais, porque os leitos destinados a pacientes com casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 tinha atingido a capacidade máxima.
O último Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (27), pela Secretaria Municipal de Saúde, 176 pessoas estão internadas nos hospitais da cidade. Destes, 53 são de outros municípios. A taxa de ocupação de leitos clínicos está em 83% na rede pública (em alerta) e 36% na rede particular, e a taxa de ocupação de leitos UTI adulto está em 61%, situação aceitável segundo parâmetro do município.
Compartilhe: