Home / Bloco 1  / Projeto que cria piso salarial nacional para profissionais da saúde será tema de audiência em Montes Claros

Projeto que cria piso salarial nacional para profissionais da saúde será tema de audiência em Montes Claros

PL 2564/2020 que está em tramitação no senado prevê um salário mensal de R$ 7.315 para enfermeiros, com jornada de 30h semanais

Será promovida nesta quinta-feira (20), às 19h, uma audiência pública, proposta pelos vereadores Daniel Dias (PCdoB) e Claudio Rodrigues (Cidadania), para discutir Projeto de Lei que garante um salário mínimo nacional para os profissionais da Enfermagem.

O projeto de lei (PL 2564/2020) do senador Fabiano Contarato (Rede/ES) está em tramitação no Senado Federal e prevê a criação de um piso salarial nacional para profissionais da enfermagem (Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira).

Como ressaltou o vereador Daniel Dias, durante esse momento de crise, ficou evidente o importante trabalho desenvolvido por estes profissionais que são linha de frente no combate à pandemia do coronavírus. O projeto vale para servidores públicos e funcionários privados da área da enfermagem e estabelece um piso salarial com carga horária específica de 30 horas semanais.  No Brasil, são 2,5 milhões de profissionais da enfermagem e mais de 85% são mulheres.

A previsão é de um salário mensal de R$ 7.315 para enfermeiros, com base na jornada de trabalho de 30 horas semanais. Os técnicos de enfermagem deverão receber pelo menos 70% desse valor e, os auxiliares de enfermagem e parteiras, 50%. Se aprovados, os pisos salariais deverão ser aplicados em todo o território nacional.

Estarão presentes na audiência Bruno Farias, Presidente do Coren MG; Michele Celeste, SindSaúde Minas Gerais; Marcelo Meireles, Presidente CISRUN/ SAMU Macronorte; Paulo Guedes, Deputado Federal e representante da Frente Parlamentar da Enfermagem; Leninha, Deputada Estadual; Danusa Bottega, Coordenadora de Enfermagem Samu Macronorte; Laurence Fagundes, Membro da comissão Crie o Piso das Enfermagens; Kleber Salustiano, Representante da comissão Eixo Político do COREN; Celinho Sinttrocel, Deputado Estadual; Eduardo Luiz da Silva, Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais.

revistatempo@tempo.com.br

Review overview