DECEMBER 9, 2022

Projeto cria Banco de doação de medicamentos em Montes Claros

Iniciativa das vereadoras Maria Helena Lopes (MDB) e Graça Gonçalves (PSL) foi aprovada por unanimidade e pretende centralizar a captação e distribuição de medicamentos.

drugs_who-625x415

Vereadora Maria Helena (MDB) explicou sobre o projeto/ Foto: Solon Queiroz

Foi aprovado na Reunião Ordinária desta terça-feira (18), o Projeto de Lei Complementar n° 35/2021 que institui o Banco de Doação de Medicamentos em Montes Claros. A iniciativa das vereadoras Maria Helena Lopes (MDB) e Graça Gonçalves (PSL) tem como finalidade amparar pessoas com problemas de saúde que necessitam de diferentes fármacos para os respectivos tratamentos, mas que nem sempre possuem dinheiro para comprá-los e alguns não estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o discurso, Maria Helena enfatizou a necessidade de centralizar a arrecadação e distribuição desses medicamentos para a assistência efetiva de quem precisa.

“É uma forma de organizar todas as regiões em um ponto central de Montes Claros. Algumas doações já são feitas nos PSF’s, mas nós queremos organizá-las. Porque caso um medicamento não sirva para uma região, será encaminhada para outra área do município. A medida que a gente centraliza, faz com que a lojística seja ampliada para toda a cidade de Montes Claros. Com isso, proporciona as doações, tanto de pessoas, quanto de empresas e consultórios médicos. Sempre com o intuito de arrecadar esses medicamentos para as pessoas carentes. É um momento crítico da saúde e com esse projeto vamos dar um importante apoio para os grupos mais necessitados”, disse a vereadora.

A vereadora Graça Gonçalves (PSL) também comentou sobre a proposta/ Fotos: Solon Queiroz

Pela proposta, os fármacos poderão ser doados com até 45 dias antes do vencimento e fica à cargo do Poder Executivo a parte logística de captação e distribuição. A vereadora Graça Gonçalves também comentou sobre a ideia conjunta.

“Com a delicada situação financeira e os altos custos de medicamentos, o Banco de de doação tem a finalidade de arrecadar medicamentos e fazer a distribuição gratuita para a população, especialmente os deficientes, idosos, e pessoas com vulnerabilidade social. Os medicamentos poderão ser doados por indústrias farmacêuticas, consultórios médicos, farmácias e pessoas físicas. Sabemos que tem pessoas que armazenam remédios em suas casas e que acabam não utilizando toda a embalagem, deixam vencer. Com a criação do banco, esses medicamentos poderiam ser doados, assim como as amostras grátis dos consultórios”, destacou a parlamentar.

Compartilhe: