DECEMBER 9, 2022

Homem é preso suspeito de envolvimento em furto de gado na zona rural de Francisco Sá, no Norte de Minas

Mandado de prisão foi cumprido na cidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, e investigações apontam existência de organização criminosa especializada nesse tipo de crime

Visita-tcnica-a-confinamento-implementado-pela-Empaer-atrai-produtores-de-diversos-Estados-1

Crime foi cometido em janeiro/ Foto: Empaer

Um homem de 26 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (13), suspeito de envolvimento com furto de gado ocorrido no mês de janeiro, no distrito de Cana Brava, na zona rural de Francisco Sá.

Segundo informações da Polícia Civil, o mandado de prisão preventiva foi cumprido na cidade de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, após as investigações apontarem o homem como integrante de uma organização criminosa que, além de ter atuado no crime em Francisco Sá, também está envolvida em outras ocorrências de furto de gado nas cidades de Itacambira e Minas Novas.

Segundo a Polícia Civil, alguns dos membros da quadrilha já foram identificados e possuem passagens policiais por vários crimes. O delegado Alberto Tenório Cavalcante Filho explica que a organização agiu em cidades do Norte e Vale do Jequitinhonha.

“Nesse caso específico que ocorreu no mês de janeiro, foram furtados oito cabeças de gado em Cana Brava, porém, esse mesmo grupo vem cometendo uma série de furtos e roubos de gado na região. Existe também a suspeita de furtos de gado em Itacambira, dois furtos de gado em Minas Novas, e também em outro furto em Francisco Sá”.

Além desses furtos, a Polícia também investiga o assassinato de um dos integrantes um dia após uma ação do bando. “Pelas investigações, intimações e outras diligências, no meio de um dos casos, que foi um furto tentado, ocorrido entre Itacambira e Minas Novas, eles evadiram da Polícia Militar e na perseguição se esconderam no matagal por alguns dias. Um dia depois houve um homicídio de um desses autores. Ou seja, inicialmente eram quatro integrantes dessa organização, sobraram três. Nós acreditamos que esse homicídio tenha ocorrido exatamente por queima de arquivo”, afirmou o delegado.

Além da prisão, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Francisco Sá, Novo Cruzeiro e Minas Novas. Alguns aparelhos celulares foram apreendidos para perícia. Já durante um cumprimento de mandado de busca no município de Itaipé, a equipe policial encontrou uma motocicleta adulterada. O proprietário do veículo, que também é suspeito se envolvimento com o grupo, foi preso em flagrante por suspeita de crime de receptação. Porém, ele pagou fiança de R$ 5 mil, foi liberado, mas continua sendo investigado

O suspeito preso em Minas Novas foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Além da Delegacia de Investigações Especiais de Montes Claros, também ajudaram na investigação a Delegacia de Francisco Sá, e a equipe policial de Minas Novas.

Compartilhe: