DECEMBER 9, 2022

Rede de frios é ampliada para conservação de medicamentos e vacinas no Norte de Minas

Foram instaladas 15 novas câmaras de refrigeração para armazenamento para atender aos 54 municípios que compõem a área da Superintendência Regional de Saúde

SAVE_20210510_133920

Objetivo é modernizar a estrutura da assistência farmacêutica e a capacidade de armazenamento/ Foto: SRS/Montes Claros

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) concluiu neste fim de semana a instalação de 15 novas câmaras de refrigeração para armazenamento de medicamentos que atendem a população de 54 municípios da região.

Segundo a SRS, o investimento viabilizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem como objetivo modernizar a estrutura da assistência farmacêutica e, ao mesmo tempo, ampliar a capacidade de armazenamento de medicamentos que precisam ser mantidos sob refrigeração. Ainda de acordo com a SRS, mensalmente, são realizadas mais de cinco mil entregas de medicamentos a usuários do SUS residentes nos 54 municípios.

Após a instalação das câmaras de refrigeração profissionais da empresa que presta assistência técnica para a indústria fornecedora dos equipamentos ministraram treinamento para os servidores da assistência farmacêutica da SRS, incluindo a utilização de software de gestão e monitoramento das câmaras em tempo real e por sistema informatizado.

Municípios

Além da modernização da estrutura da assistência farmacêutica da Superintendência Regional de Saúde, a SES-MG também já iniciou a entrega de 81 câmaras refrigeradas para 66 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas. O investimento realizado e a distribuição das câmaras, com capacidades variando entre 200 e 400 litros, está previsto nas resoluções 2.975 e 3.207 publicadas em agosto de 2019 e 2020. O objetivo é aprimorar a rede de frios dos municípios em relação ao Programa Nacional de Imunizações – (PNI). A distribuição das câmaras está baseada em levantamento das necessidades apresentadas pelos municípios com população menor ou igual a 100 mil habitantes.

Os municípios que integram as áreas de atuação da SRS de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora contemplados com o recebimento dos equipamentos são:

Glaucilândia; Guaraciama; Itacambira; Japonvar; Lagoa dos Patos; Montalvânia; Montezuma; Pintópolis; Ponto Chique; São João da Lagoa; São Romão; Várzea da Palma; Gameleiras; Cristália; Juvenília; Lontra; Olhos D’água; Vargem Grande do Rio Pardo; Cônego Marinho; Ibiaí; Ibiracatu; Mamonas; São Francisco; Varzelândia; Claro dos Poções; Bocaiúva; Curral de Dentro; Monte Azul; Urucuia; São João do Paraíso; Santo Antônio do Retiro; Januária; Mirabela; Salinas; Brasília de Minas; Capitão Enéas; Luislândia; Miravânia; Patis; Porteirinha; Ubaí; Grão Mogol; Padre Carvalho; Catuti; São João da Ponte; Pai Pedro; Coração de Jesus; Lassance; Botumirim; Santa Cruz de Salinas; Novorizonte; Manga; Fruta de Leite; Riacho dos Machados; Nova Porteirinha; Buritizeiro; Itacarambi; São João das Missões; Mato Verde; Pirapora; Espinosa; Berizal; Jaíba; Janaúba; Rubelita e Verdelândia.

Compartilhe: