DECEMBER 9, 2022

Clube de Desbravadores realiza acampamento online

Devido à pandemia, crianças e adolescentes fizeram acampamento com a família em casa

SAVE_20210423_124256

Orientações para os participantes foram passadas por meio de um aplicativo de vídeo-chamada/ Foto: Divulgação

O Clube de Desbravadores é formado por meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais, cor, religião. Eles reúnem-se, em geral, uma vez por semana para aprender a desenvolver talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. O Clube está presente em mais de 160 países, com 90.000 sedes e mais de 1 milhão e meio de participantes. Desbravadores existem oficialmente desde 1950, como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.Meninos e meninas de qualquer fé religiosa podem participar deste movimento que tira da diversidade o colorido da energia juvenil.

Atividades x família

E mesmo com a pandemia, os Desbravadores não tem deixado de realizar suas atividades. No norte e noroeste de MG são vários os clubes, e um deles, decidiu inovar. Como forma de buscar uma alternativa para sair da rotina, o Clube Muralha da igreja adventista do bairro Jaraguá 2, em Montes Claros, realizou um acampamento online.

As orientações aos participantes foram passadas por meio de um aplicativo de vídeo-chamada. No último final de semana, cada Desbravador no quintal de casa, realizou algumas atividades tais como: montar barraca e como preparar uma alimentação mais saudável, além da interação com todos os membros da família.

O acampamento online permitiu amenizar e encurtar a distância que a pandemia trouxe. Sarah Ferreira de Jesus, idealizadora do acampamento e diretora do Clube Muralha, explica que percebe-se a carência de afeto e de relacionamentos entre os adolescentes, e muitas vezes desenvolvem por exemplo, tristeza, tudo isso, provocado pela pandemia, onde há o distanciamento social.

“Com esse evento podemos ver e sentir na pele a alegria, mesmo estando em casa, de longe, nos sentimos próximos um do outro”, analisa Sarah.

Interação em família

A diretora do Clube Muralha acrescenta ainda que a ideia do acampamento foi incentivar a interação com mais atividades em família, promovendo assim, mais tempo de qualidade no círculo familiar.

“O objetivo é menos redes sociais e mais tempo de qualidade com a família. Isso fortalece os laços e mostra que temos várias opções de deixar esse isolamento menos doloroso”, frisa Sarah.

Desbravadores em família com momentos de aprendizagem e descontração para quebrar a rotina do isolamento social/ Foto: Divulgação

Inovação em casa

Do quintal da casa de Sara Ferreira Fraga Sobral, as crianças Maria Eduarda, Vitor Emanuel e Clara Sophia, participaram de todas as atividades do acampamento. Para ela a iniciativa foi muito importante, principalmente nesse momento tão delicado que o mundo passa. Sara conta que por conta da pandemia, as crianças ficam o tempo todo em casa, assim, ficam agitadas, estressadas e desmotivadas, uma vez que não podem sair para nenhuma atividade que antes faziam. Na sua concepção a ideia do acampamento online é uma inovação, e em sua casa, o evento está mais que aprovado.

“Como família nos unimos durante a semana para não esquecermos nada para o acampamento. Foi realmente uma semana de preparação. No sábado nos unimos para montar as barracas. A noite sentamos em torna de uma fogueira com todos os cuidados, para assar milho, batata, batata doce e até mesmo bananas. Foram momentos alegres e descontraídos. O acampamento quebrou bastante essa rotina do isolamento social, pois fizemos algo diferente e que os meninos amaram. Já estão querendo outro”, frisou Sara.

Compartilhe: