DECEMBER 9, 2022

Parlamento Jovem chega a 12ª Edição, em Montes Claros

Programa trabalha a consciência cidadã e política de jovens entre 15 e 17 anos e permite que elaborem propostas para o desenvolvimento da região; lançamento será nesta segunda (26)

IMG_20210421_132421

Programa oferece formação política aos alunos de escolas participantes/ Foto: Ascom/ Câmara Municipal

Começa na próxima segunda-feira (26) a 12ª edição do Parlamento Jovem (PJ) da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Este ano, o tema é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o mesmo que 2020. A decisão do tema foi escolhido, de forma coletiva, pela Coordenação Estadual, coordenações municipais e regionais do projeto. Segundo a assessoria de comunicação da Câmara Municipal, a extensão da edição 2020 tem em vista as limitações impostas pela pandemia de Covid-19. A continuidade do debate sobre Meio ambiente e desenvolvimento sustentável se justifica também por ser  um assunto necessário e atual, inclusive em tempos de coronavírus.

Os integrantes da Escola do Legislativo de Montes Claros, tem mobilizado estudantes para participarem das atividades, que contribuiram para suas formação, inserindo-lhes mais informações sobre o contexto político e o seu poder de participação.

Cidades inscritas: Botumirim, Bonito de Minas, Francisco Sá, Montalvânia, São João da Ponte e Varzelândia.

A abertura será transmitida virtualmente pelos  meios de comunicações da Casa, a partir das 09 horas da manhã.

O que é PJ?

O Parlamento Jovem foi implantado em Montes Claros pela primeira vez em 2010. Mais de 700 estudantes e 90 monitores já participaram do projeto. O objetivo principal é trabalhar a consciência cidadã e política de jovens entre 15 e 17 anos, propondo que alunos do ensino médio participem de plenárias com sugestões que contribuam para o desenvolvimento da região.

Objetivos do Programa

Formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

 •  Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.

Compartilhe: