DECEMBER 9, 2022


Polícia prende suspeito de furtar 319 doses da vacina contra Covid-19, em Montes Claros

Crime aconteceu na madrugada de sábado, em um posto de saúde no bairro Independência; suspeito devolveu 29 frascos e descartou os outros 29 em lote vago no mesmo bairro

IMG_20210419_153444

Metade dos frascos com uma dose cada foram descartados em um lote vago/ Foto: Nátila Gomes

A Polícia Militar prendeu no fim da manhã desta segunda-feira (19) o suspeito de ter roubado 58 frascos da vacina contra a Covid-19, totalizando 319 doses, no Posto de Saúde localizado no bairro Independência, em Montes Claros.

O crime ocorreu na madrugada do último sábado (17), mas só foi descoberto na manhã desta segunda, quando uma funcionária chegou no local e observou que a porta da sala de vacinas tinha sido arrombada. De início, a Secretaria de Defesa Social informou que tinham sido levados 29 frascos com uma dose única. Mas, em Coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda, a PM informou que na verdade, além de levar os frascos de monodoses, o suspeito, de 30 anos, ainda confessou ter furtado mais 29 frascos cheios, com 10 doses cada um. Nesse caso, somando as doses de todos os 58 frascos, foram roubadas 319 doses, no total.

Como explicou o Tenente Rabelo, o alarme do Posto de saúde chegou a ser disparado, o que levantou suspeita. Mas, o serviço de monitoramento de uma rede privada compareceu no local e não conseguiu constatar nada. Após ser acionada, a equipe de inteligência da polícia fez vários levantamentos e conseguiu chegar ao suspeito. Ele foi localizado no próprio bairro Independência e confessou a autoria do furto.

“A PM foi até a casa do suspeito e não o encontrou, conseguiu localizá-lo andando pela rua. Inclusive, ele estava voltando do próprio posto de saúde que ele furtou, pois estava fazendo o tratamento dentário. Segundo o que ele contou, tinha ficado mais de dois anos preso em regime fechado, por crime de receptação, saiu no mês passado. Inicialmente ele negou a participação, porém entrou muito em contradição, e no fim assumiu ter sido o autor”, disse o tenente.

Em coletiva de imprensa, o tenente Rabelo explicou sobre o crime/ Foto: Nátila Gomes

Sobre a forma como o suspeito agiu, ainda será investigado, mas ele disse que praticou o crime sozinho. A Polícia acredita que ele escolheu a unidade de saúde por ser próxima de onde ele mora. Além disso, ele comentou que estava fazendo um tratamento dentário na unidade e viu o local onde as doses estavam sendo armazenadas.

“Ele relatou ter levado frascos da CoronaVac, com dose única, além de mais 29 frascos com 10 doses cada. Chegando ao total de 319 doses subtraídas. O suspeitos contou ainda que tentou comercializar as doses da vacina, que não tomou nenhuma delas, o que foi confirmado pelo controle do próprio posto de saúde. Como não conseguiu comercializá-las, ele retornou ao posto de saúde no domingo, pulou o muro, abriu a porta que ele mesmo tinha arrombado na ação anterior e colocou os 29 frascos, que corresponde a 290 doses, na geladeira de onde ele havia retirado. Os outros 29 frascos, compostos por doses únicas, ele dispensou em um lote vago, na rua Jamaica, no bairro Independência, acreditando que no recipiente não tinha vacina”, explicou o tenente.

Fontes da Polícia Militar informaram que o suspeito tentou vender os frascos por R$ 350 cada. O suspeito possui 11 passagens pela polícia, entre elas estão: furto, ingresso ilegal em estabelecimento prisional, ameaça, lesão corporal, tráfico de drogas e roubo.

Está sendo verificada a existência de câmeras nas casas vizinhas para verificar se ele agiu sozinho, ou se foi com a ajuda de outra pessoa. A investigação continua.

Compartilhe: