DECEMBER 9, 2022

Macrorregião Norte registra 83% de ocupação de leitos e migra para a Onda vermelha

Decisão passa a vigorar a partir do próximo sábado (17)

TOPO_MATERIA-AGENCIA-MC_1

Metade das macrorregiões ficarão na Onda vermelha e a outra metade na Onda roxa/ Foto: Governo de Minas

A Macrorregião Norte será incluída na Onda vermelha do Plano Minas Consciente a partir do próximo sábado (17). A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15), em reunião do Comitê Extraordinário Covid-19. Antes, já tinham sido inseridas na fase vermelha as microrregiões de Montes Claros/Bocaiúva, Francisco Sá e Taiobeiras.

Também avançam para essa fase as macrorregiões Sul, Sudeste e Jequitinhonha e as microrregiões de Betim, Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Vespasiano, Contagem, Curvelo e Manhuaçu. Desse modo, 50% das macrorregiões do estado permanecem na Onda roxa e os outros 50% avançam para a vermelha.

Segundo a assessoria do governo estadual, foram registradas melhorias nos indicadores, o que possibilitou as decisões técnicas por parte da Secretaria de Saúde. O isolamento e as medidas restritivas da onda roxa registraram resultados positivos nas macrorregiões que poderão progredir para a onda vermelha. A Norte, por exemplo, está com a taxa de ocupação UTI exclusivo Covid em 83%, já Jequitinhonha está em 72%.

No entanto, em coletiva de imprensa nesta quinta, o governador Romeu Zema esclareceu que a situação ainda está longe de ser confortável, visto que o sistema hospitalar se mantém sobrecarregado.

“Nós estamos longe do conforto. Isso tem que ficar muito claro. Nós ainda temos um sistema hospitalar que opera com uma carga muito pesadas, os profissionais de saúde estão cansados e as vagas de saúde estão poucas. nós temos que lembrar de formar todos os cuidados”.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, Minas Gerais teve aumento de 4,01% no número de casos e 6,81% nos óbitos. Por isso, houve progresso para a nova Onda onda somente nas regiões que registraram melhoras na no índice epidemiológico e na ocupação de leitos.

Compartilhe: