DECEMBER 9, 2022


Montes Claros dá início a Campanha de vacinação contra a gripe

Vacinas estão sendo disponibilizadas em 29 salas da cidade; veja o grupo prioritário

Montes-Claros-Sala-de-Vacinacao-Shopping-Ibituruna-12-04-21-Foto-Fabio-Marcal-07

Vacinas serão disponibilizadas em 29 salas das cidade/ Foto: Ascom/ Prefeitura de Montes Claros

Montes Claros iniciou nesta segunda-feira (13), a Campanha de vacinação contra a gripe, cientificamente chamada por Influenza A, causada pelo vírus H1N1.

As vacinas estão sendo distribuídas nas 29 salas de vacinação da cidade. Segundo a Prefeitura, o público-alvo em Montes Claros é de 51.274 pessoas, e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 90% desse total seja vacinado. 

Na primeira fase, que segue até o dia 10 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses à seis anos incompletos, gestantes, mães recentes e trabalhadores da Saúde.

As próximas etapas da campanha incluirão idosos, professores, caminhoneiros, integrantes das forças de segurança, entre outros. A prefeitura orienta que como a vacina contra a influenza tem grupos prioritários em comum com a da Covid-19, recomenda-se um intervalo de no mínimo 14 dias entre a aplicação das duas vacinas.

Características da gripe

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína (daí o nome pelo qual ficou conhecida inicialmente), que infectaram porcos simultaneamente.

O período de incubação varia de três a cinco dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Compartilhe: