DECEMBER 9, 2022

Morre o jornalista e empresário montes-clarense Américo Martins Filho

Ele se destacou como um dos pioneiros da comunicação norte-mineira, ao fundar o extinto Jornal do Norte

IMG_20210412_130307

Américo morreu aos 81 anos/ Foto: Arquivo pessoal

Morreu na manhã desta segunda-feira (12), o jornalista e empresário Américo Martins Filho, de 81 anos. Ele estava internado desde o dia 15 de março, na Santa Casa de Montes Claros.

Américo também era fazendeiro, ambientalista e membro do instituto histórico e geográfico de Montes Claros. Ele é um dos pioneiros do jornalismo na cidade, e em 1979 fundou um dos principais jornais impressos da cidade, o Jornal do Norte, ao lado de Jorge Antônio Santos.

O jornalista conservava ainda uma particularidade ímpar: de um acervo com registros da imprensa regional, à coleção de carros e adoção de centenas de cachorros. A cada dia, se mostrou um verdadeiro guardião da história da imprensa norte-mineira. E, para garantir que cada vez mais pessoas tivessem acesso ao memorial, o jornalista presenteou o público com a criação de uma página oficial: Acervo Américo Martins Filho. No espaço virtual, são disponibilizadas diversas relíquias narradas pela imprensa montes-clarense.

Pela rede social, o filho de Américo, Fred Assis Martins, divulgou a morte do jornalista. “É com muito pesar e dor em nossos corações, que comunicamos o falecimento de nosso amado pai Américo Martins Filho. Este que, além de pai generoso, nos deixou um imenso legado com seus exemplos na luta como ambientalista, jornalista e cidadão comprometido com o desenvolvimento de nossa cidade e região. Ficaremos com a eterna saudade e a certeza de que, ainda hoje, ele estará na presença de nosso pai celestial”.

Fred ainda relembrou uma frase que o próprio Américo costumava dizer: “Cada vez mais estamos ficando órfãos dos bons e enteados dos maus”.

A família informou que o velório será realizado na Santa Casa, das 14h30 às 16h e que será restrito aos familiares mais próximos, devido ao momento der pandemia. Para os amigos que queiram prestar uma última homenagem, terá o cortejo fúnebre às 16h, rumo ao cemitério antigo, onde será realizado o sepultamento.

Compartilhe: