A Polícia Militar e a Guarda Municipal vão intensificar a fiscalização neste fim de semana para assegurar o cumprimento das medidas de contenção da Covid-19 em Montes Claros. O município permanece na Onda roxa do Plano Minas Consciente até este domingo (11), e na segunda passa para a Onda vermelha.
Como as medidas mais restritivas ainda valem neste fim de semana, as forças de segurança vão atuar tanto na zona urbana, como rural.
“A nossa intenção é deixar bem claro para a população de Montes Claros que as restrições impostas pela Onda roxa ainda continua em vigor. Com isso, vamos continuar fiscalizando, para que possamos continuar nesse avanço e possamos ter cuidado para que não haja uma piora nos quadros, e nem um retrocesso que possa encejar novos decretos municipais com priorização ainda mais das restrições. Algumas atividades que estão sendo flexibilizadas ainda exigem o distanciamento, uso de máscaras e as questões sanitárias serão fiscalizadas para que a gente possa manter esse índice que começa a dar sinais de melhora”, comenta o tenente-coronel Giovane Rodrigues de Oliveira, Comandante do 10º BPM.
Ainda que na próxima semana o Decreto Municipal nº 4197 permite maior flexibilização, e a Onda vermelha passe a vigorar nesta segunda (12), as restrições ainda continuam. Está proibido, por exemplo, qualquer tipo de evento e qualquer tipo de atividade que gere aglomeração. Embora seja liberada as reuniões familiares, não será permitida a presença de membros que não morem na mesma casa. Além disso, também terá barreiras sanitárias.
“Com a chegada do final de semana e a abertura do decreto municipal que permite a venda de bebidas alcoólicas, é possível que tenhamos problemas com relação a festas clandestinas , mas para isso, estamos montando estratégias com a guarda municipal e nosso setor de inteligência para que possamos rastrear essas possíveis programações e antecipar nas intervenções. Hoje nós sabemos que a melhoria dos quadros da pandemia depende muito mais da população, que dos órgãos fiscalizadores. Se a população não cooperar, dificilmente vamos avançar. É importante que todos saibam que ainda estamos em um momento crítico e a responsabilidade é de todos”, completa o Tenente-coronel Giovane.
Para contribuir nas ações, o 50º BPM também vai atuar. O Tenente-coronel Guilherme Antunes Machado destaca que a integração entre as forças de segurança tem sido fundamental para as fiscalizações. “Reunimos os dois batalhões e a guarda Municipal justamente para unirmos esforços, identificar os pontos com maior aglomeração de pessoas e assim atuarmos. Seja em festa clandestina, seja no supermercado, seja no comércio”, diz.
Para as pessoas que desrespeitarem as regras a punição varia desde uma notificação, até a prisão, caso o caso for mais grave e configurar crime, além de multa. Anderson Chaves, secretário de desenvolvimento social coclama a população para que colaborem com as operações.
“As palavras de ordem são o respeito e a responsabilidade. Respeito aos decretos, respeito a vida. Nós estamos em um momento de pandemia em que as forças de segurança e as forças de saúde estão se empenhando para evitar que o número de contágios aumente, principalmente na nossa cidade. A grande maioria da população e do comércio estão agindo com respeito e responsabilidade, as excessões terão tratamento duro por parte das forças de segurança. Tolerância zero para as festas clandestinas. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estarão no centro da cidade, nos principais bairros e também no perímetro rural orientando os moradores e comerciantes com relação ao decreto da Onda roxa. Todas as denúncias serão fiscalizadas”, afirma.
Compartilhe: