DECEMBER 9, 2022

Norte de Minas fecha o mês de março com 597 leitos disponíveis para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19

Superintendência Regional de Saúde informou que no último mês foram habilitados mais 51 novos leitos para hospitais da região

SAVE_20210331_115658

Hospital de Janaúba foi uma das unidades com número de leitos ampliada

O Norte de Minas encerrou o mês de março com o total de 597 leitos destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes acometidos com a Covid-19. Com isso, a região ganhou mais 51 novos leitos só neste último mês. Antes, eram contabilizados 546.

Segundo a Superintendência Regional de Saúde (SRS), atualmente o Norte de Minas conta com 169 leitos de UTI, 49 leitos de suporte ventilatório e 379 leitos clínicos. O número foi ampliado devido ao alto índice de ocupação dos hospitais da região, principalmente de Montes Claros, que é referência para 97 municípios mineiros. Desse modo, hospitais de outras cidades foram adaptados para receberem pacientes Covid e desafogarem as unidades hospitalares de Montes Claros.

Dados da SRE, apontam que nesse último mês, em que houve aumento da demanda, foram instalados 51 novos leitos espalhados por cidades da área que compõe a Superintendência Regional de Saúde e as Gerências de Saúde de Januária e Pirapora.

A Deliberação 3.363, da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde – (CIB-SUS), publicada dia 26 de março, permitiu que a Fundação de Saúde de São João do Paraíso disponibilizasse 12 leitos clínicos adultos e dois pediátricos para atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19. O Hospital São Vicente de Paulo, de Coração de Jesus, também foi inserido na rede de atendimento da Covid, contendo oito leitos clínicos e dois de suporte ventilatório.

Outros hospitais que também foram inseridos na rede de referência para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19 são: Hospital Tácito de Freitas Costa, de Rio Pardo de Minas (oito leitos clínicos adultos); Hospital Afrânio Augusto de Figueiredo, de Grão Mogol (cinco leitos clínicos adultos e dois de suporte ventilatório).Já o Hospital Regional de Janaúba aumentou para 18 a quantidade de leitos de UTI, para atendimento exclusivo de pacientes Covid-19. Em março a instituição colocou em funcionamento 13 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva. Até então a instituição operava com cinco leitos de UTI.

O Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras, também encerrou o mês de março com abertura de cinco novas UTIs, aumentando para 15 os leitos que a unidade de saúde dispõe com exclusividade para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vale ressaltar que os leitos clínicos são custeados de acordo com a ocupação mensal de pacientes. Por outro lado, para manutenção dos leitos de UTI e de suporte ventilatório, que atende exclusivamente pacientes acometidos pela Covid-19, o Ministério da Saúde ou a SES-MG paga a diária, a partir de autorização do Ministério da Saúde ou do credenciamento por parte do Estado.

Compartilhe: