DECEMBER 9, 2022

Prefeitura exige que unidades de saúde de Montes Claros informem estoque de medicamentos do “Kit intubação’ em até 48h

Decreto 4.195, também exige a atualização semanal da quantidade dos sedativos, bloqueadores
neuromusculares, analgésicos e demais
medicamentos utilizados para o tratamento de pacientes com a COVID-19

SAVE_20210322_125329

“Kit Intubação” está em falta na cidade/ Foto: SRS- Montes Claros

As unidades de saúde de Montes Claros, públicas ou particulares, têm até 48h para fazer um levantamento do estoque de medicamentos que são direcionados ao tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.

A quantidade de sedativos, bloqueadores neuromusculares, analgésicos e demais medicamentos utilizados para o tratamento da doença deve ser encaminhada e atualizada semanalmente, por meio de ofício, para a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o Decreto 4.195, presente no Diário Oficial desta terça-feira (30), a imposição leva em consideração dois principais fatores: a grande demanda nacional por medicamentos para tratamento hospitalar de pacientes com a COVID-19, tanto em unidades ambulatoriais, como nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI); e a necessidade do município ter conhecimento constante da realidades dos estoques dos medicamentos na rede hospitalar local, no intuito precípuo de controlar e regular o sistema de saúde no Município de Montes Claros.

O documento prevê que caso seja descumprido o pedido, pode acarretar em multas previstas na Lei nº 5252/2021; responsabilização Cível, Penal e/ou administrativa; além da cassação de Alvará de funcionamento e suspensão temporária das atividades econômicas de um até seis meses.

Falta de “Kit Intubação”

O chamado “Kit Intubação” estava em falta em Montes Claros, e na última quinta-feira (25) foi montada uma operação emergencial no qual trouxe de Belo Horizonte 4.860 unidades de medicamentos, que compõem o kit intubação: Diazepan; Fentanila; Midazolan; Morfina; Rocurônio e Profopol. As entregas dos medicamentos foi realizada na manhã da sexta, pela Secretaria Municipal de Saúde. As instituições contempladas foram: Hospital Dilson Godinho; Prontosocor; Hospital das Clínicas; Santa Casa; Hospital Universitário e a Unidade de Pronto Atendimento Chiquinho Guimarães.

Situação dos leitos

Montes Claros registrou 30 mortes por Covid-19 e 241 casos no Boletim epidemiológico divulgado nesta segunda (29), pela Secretaria Municipal de Saúde. Por outro lado, o número de internados caiu, desse modo, a taxa de ocupação está em 88% para os leitos de UTI Covid e 84% de leitos clínicos Covid, além de 92% de leitos particular. Para se ter uma ideia, há sete dias, a ocupação de leitos UTI Covid estava em 97%, enquanto os leitos clínicos estavam em 98% e convênio/ particular 125%.

Compartilhe: