DECEMBER 9, 2022

Morre ex-vereador de Montes Claros, conhecido como Zé Faquir

O ex-parlamentar estava em tratamento das complicações causadas pela Covid-19. A Arquidiocese de Montes Claros e a Câmara Municipal de Montes Claros lamentaram a morte

IMG_20210329_194300

José Maria Saraiva estava em tratamento das complicações causadas pela Covid-19

Morreu nesta segunda-feira (29), o ex-vereador de Montes Claros José Maria Saraiva, conhecido como Zé Falquir. Ele também foi secretário adjunto de serviços urbanos entre 1997 e 2000.

O ex-parlamentar estava em tratamento das complicações causadas pela Covid-19. A Câmara Municipal de Montes Claros lamentou a morte. “Expressamos as mais sinceras condolências aos familiares e amigos. Que Deus possa levar conforto a todos nesse momento de dor”.

Ainda na nota, a assessoria da Casa Legislativa ressaltou as contribuições de José Maria enquanto ele foi presidente da Câmara.

“Trata-se da celebração do Convênio entre a Câmara Municipal, a Unimontes e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, através do programa “Uso da Tecnologia Digital no Resgate da Identidade Histórico-Cultural de Minas Gerais”. Nesse convênio, foram microfilmados e digitalizados documentos da Prefeitura e da Câmara Municipal de Montes Claros. Documentos estes, datados de 1831 a 1976, que resultaram no projeto denominado “Acervo da Memória Pública de Montes Claros”, lembrou a nota.

A Arquidiocese de Montes Claros também lamentou a passagem do montes-clarense, que era membro do Cursilho de Cristandade e da Paróquia São João Batista. “Ele colaborou por muitos anos em encontros paróquias e arquidiocesanos. Pedimos as orações de todos em favor do Sr. Zé Faquir que nos precede no mistério da morte. Renovemos nossa fé no Ressuscitado, única luz para esse momento de dor. Aos familiares, companheiros de caminhada e amigos nossos sentimentos de pesar”.

Carreira política

Zé Faquir concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Montes Claros na eleição de 1988, ficando na suplência do partido. Na condição de 1º suplente do PFL, atuou de 09/08 a 04/10/1990, em substituição ao titular licenciado Eduardo Avelino.

Concorreu novamente na eleição de 1992, pelo Partido Democrático Cristão, sendo eleito vereador titular para a legislatura de 1993 a 1996. Atuou como 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara em 1996. Não obteve êxito na eleição municipal para vereador em 1996. Foi convidado a assumir o cargo de Secretário-Adjunto de Serviços Urbanos na primeira gestão do prefeito Jairo Ataíde Vieira, no período de 1997 a 2000.

Em 2000, novamente pelo PFL, Zé Faquir foi eleito para a legislatura 2001 a 2004, assumindo a Presidência da Mesa Diretora Câmara Municipal em 2004.

Compartilhe: