DECEMBER 9, 2022


Caixa anuncia redução de juros e seis meses de carência nas dívidas das Santas Casas para ajudar no combate a pandemia

Dívidas com a Caixa terão seis meses para serem pagas e juros serão reduzidos a 6% ao ano, afirma o presidente do banco

FB_IMG_1616734964061

Informação foi oficializada nesta quinta (25)/ Foto: Reprodução/Rede social do presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) oficializou nesta quinta-feira (25), uma negociação com a Caixa Econômica Federal vai reduzir os juros de linha de crédito e dará seis meses de carência nas dívidas das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos possuem.

A informação foi comentada por Bolsonaro em uma live na rede social. “Nós levamos essa sugestão para o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e ele tomou uma decisão que beneficia o funcionamento das Santas Casas. Primeiro que diminui os juros de quem tem empréstimo junto ao banco e também criou uma nova linha de crédito com carência de seis meses com juros baixos. E esses bilhões que estão a disposição caso o hospital queira adquirir o endividamento, para que possa ter mais meios de de ajudar a população nesse momento de pandemia”, afirmou.

Segundo o presidente, a demanda relacionada as negociações para os hospitais filantrópicos é um pedido do deputado federal Pinheirinho (PP-MG) e do pai dele, o ex-deputado federal Toninho Pinheiro, que foi repassada ao presidente da Caixa há duas semanas. Em um vídeo publicado na rede social do deputado Pinheirinho, o presidente da caixa explica como será feita essa assistência as Santas Casas e hospitais filantrópicos.

“Serão disponibilizados R$ 3,5 bilhões para os hospitais que queiram aderir ao empréstimo. Aí nós temos duas grandes notícias. Vamos ter uma nova linha de crédito, reduzindo em 42% a taxa. E já tínhamos reduzido pela metade, porque antes, quando nós chegamos, se cobrava 20% ao ano desses hospitais. Agora, com essa nova taxa, chegamos a 6%”, explica Pedro Guimarães.

Deputado Pinheirinho (PP-MG) que sugeria a redução de juros das dívidas e a carência de seis meses/ Foto: Divulgação

A reportagem da Revista Tempo entrou em contato com o deputado Pinheirinho, ele destacou que nos últimos anos, as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos tem enfrentado dificuldades e que algumas fecharam as portas. Para ele, “um dos principais pontos é a tabela do SUS completamente defasada, com alguns serviços há quase 20 anos sem reajuste. Daí para sobrevivência do setor foram necessários recorrerem a muitos empréstimos, daí um problema detectado é que os juros para as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos chegavam a 20% ao ano. Nesse mandato, temos defendido o setor, que chegou a ter uma redução de quase metade, e agora uma nova redução de até 42% e 6 meses de carência nos contratos com a Caixa”, disse.

Ainda segundo Pinheirinho, o benefício está disponível a 1.651 entidades, que, juntas, têm 189 mil leitos, sendo 23 mil UTI’s.

“A medida é essencial nesse momento grave da pandemia, para que esses hospitais possam continuar abertos e salvando vidas”, finalizou o deputado.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência