Com a ocupação máxima dos leitos dos hospitais em Montes Claros, os casos de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 aguardando vaga na UTI, só aumentam. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 15 pacientes esperam a liberação de um leito de UTI Covid SUS. Além disso, seis pacientes da categoria convênio/particular também esperam leitos de UTI. Ou seja, 21 pessoas estão na fila.
Como a cidade é referência para municipios da região, a demanda é composta por pacientes de 95 cidades de Minas. No último Boletim epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira (24), consta que todos os cinco hospitais da cidade continuam com ocupação máxima das vagas destinadas ao tratamento da Covid-19. Desse total, 326 pessoas são de Montes Claros e 28 são de outros municípios.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Montes Claros possui 89 leitos de UTI Covid, dentre eles 102 ocupados. Neste caso, o número excedente diz respeito a adaptação de UTI não COVID. Já os leitos clínicos para tratamento da doença chegam a 135, e 161 estão ocupados. Assim, o excedente é uma adaptação de leitos não Covid-19, da rede SUS e convênios.Até o momento, o município registra 470 mortes pelo Novo Coronavírus e 24.648 casos confirmados desde o início da pandemia; a cidade continua sob as medidas restritivas previstas na Onda roxa do Plano Minas Consciente.
A reportagem entrou em contato com a Secretária de Saúde do Município para saber quais as medidas estão sendo tomadas para amenizar esse tempo de espera por liberação de leitos, no entanto, até a publição da matéria, não houve retorno.
Compartilhe: