DECEMBER 9, 2022

Zema anuncia abertura de 100 leitos de UTI para pacientes com covid-19; 10 novos respiradores são para Montes Claros

Respiradores doados pela FIEMG serão distribuídos para todas as macrorregiões do estado

Gil_Leonardi_02

Dos 100 equipamentos doados, 10 serão destinados à cidade de Montes Claros/ Foto: Gil Leonardi/ Imprensa Minas

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta segunda-feira (22), que mais 100 leitos UTI serão abertos para o tratamento de pacientes com Covid-19, após a doação de 100 respiradores feita pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Segundo o governo, com a entrega formalizada nesta segunda-feira, os esquipamentos serão distribuídos em todas as macrorregiões do estado durante essa semana. No Norte de Minas, a cidade de Montes Claros será contemplada com 10 ventiladores mecânicos.

Além disso, Belo Horizonte e Betim receberão 20 ventiladores, cada um; Juiz de Fora, na Zona da Mata, receberá 15 equipamentos; e Timóteo ficará com 10 ventiladores. Viçosa receberá 7 equipamentos, seguida por Ponte Nova (6), São Lourenço (5), Paracatu (4) e São João del-Rei (3). O critério técnico utilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi a identificação de hospitais com capacidade de abertura imediata de leitos de UTI.

Pelo twitter, Zema escreveu: “Mais 100 respiradores para proteger a vida dos mineiros! Os equipamentos foram doados pela FIEMG e serão usados na abertura de mais 100 leitos de UTI para atender os pacientes com Covid-19. Seguimos unindo todos os esforços para garantir atendimento às pessoas que precisam”.

De acordo com nota do Governo de Minas, desde o início da pandemia o estado dobrou o número de leitos. “Em fevereiro de 2020, Minas Gerais contava com 2.072 leitos de UTI e 11.622 leitos de Enfermaria. Atualmente, a rede pública hospitalar conta com 4.364 leitos de UTI e 20.840 unidades de Enfermaria. Entre as diversas ações adotadas pelo Governo de Minas para enfrentamento ao coronavírus, está a aquisição de 1.047 respiradores, ao preço médio mais baixo do país. Isso permitiu a instalação de leitos de UTI, muitos deles em municípios que nunca tinham contado com unidades de terapia intensiva”, afirmou a nota.

Compartilhe: