DECEMBER 9, 2022

Varzelândia decreta fechamento total do comércio e deixa apenas farmácias e postos de gasolina abertos

Medidas seguem até o dia 29 de março e são ainda mais restritivas que as previstas na Onda roxa; supermercados só poderão funcionar por teleentrega

IMG_20210320_162240

Prefeita Valquíria Cardoso anunciou a decisão nesta sexta-feira (19)/ Fonte: Prefeitura de Varzelândia

A Prefeitura de Varzelândia publicou um novo Decreto nesta (19) que amplia restrições além das previstas na Onda roxa. O Decreto nº 14, exige o fechamento dos comércios e serviços e permite que apenas as farmácias e postos de gasolina fiquem abertos.

Segundo a prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso (MDB), a medida é necessária para frear a propagação da doença no município e também leva em consideração a ocupação máxima dos hospitais da micro e macrorregião Norte.

“A partir de hoje [sábado] nós fechamos tudo. Só estão abertos farmácia e posto de gasolina. E os outros serviços, como supermercado, somente por teleentrega. Para evitar o grande fluxo de gente. A decisão tem a adesão dos próprios comerciantes, que assistem a alta no número de casos no município. Tomamos essas medidas drásticas para ver se a gente consegue controlar mais. Está sendo feita uma fiscalização intensa pelos órgãos de segurança, tanto na região urbana, como rural. “, disse a prefeita.

Além das medidas mais duras, Valquíria explica que entre as ações de enfrentamento da doença, a prefeitura ampliou o número de leitos da Fundação Hospitalar Nossa Senhora Aparecida, único hospital da cidade. E apesar do hospital ser um órgão independente, a prefeitura ainda fez a contratação de mais profissionais da saúde e compra de medicamentos. Ela conta que atualmente, 21 pacientes com Covid-19 estão internados na cidade. Número que vem crescendo a cada dia.

“No início colocamos 12 leitos para atender pacientes Covid. E agora ampliamos esse número com mais oito leitos disponíveis, subindo para 20, para atender pelo menos o básico, pessoas com o quadro que exigia oxigênio. Porque quando precisa de UTI encaminhamos para outros hospitais da região. Além disso, deslocamos a parte administrativa do hospital e colocamos no prédio da Emater. E a Emater, levamos para um outro local”.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados 448 casos no município, com 18 mortes. Valquíria afirma que há 20 dias, a empresa que fornece os oxigênios entregava apenas uma vez por semana. Situação que mudou nós últimos dias. Além de reporem o oxigênio nas terças-feiras, a secretaria ainda busca em Montes Claros de duas a três vezes por dia, uma vez que a quantidade não está sendo o suficiente para atender o aumento da demanda.

“A gente apela a população: não vamos fingir que estamos seguindo as recomendações. Vamos realmente não aglomerar, principalmente a juventude, que promove farras nos lugares distantes. As bebidas também estão proibidas, pois acabam contribuindo para a aglomeração. Os disk-cervejas, caso forem forem pegos funcionando, terá o alvará cassado e a mercadoria apreendida. Fechamos os cerco porque entendemos que não estava resolvendo o nosso problema”, finaliza.

Vacinação extra

O Governo Estadual anunciou na última terça-feira (16), que será enviada nos próximos dias uma carga extra de vacinas contra a Covid-19 para 10 municípios mineiros. No Norte do estado, as cidades de Varzelândia e Porteirinha serão contempladas com 350 doses a mais que o programado. Até o momento, a cidade recebeu 1344 doses e 989 pessoas já receberam pelo menos uma dose.

“Essas vacinas vão nos ajudar a ter um número maior de pessoas imunizadas. O governador sensibilizou com a situação porque entre os municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde de Januária, Varzelândia identificou o maior número de casos. Isso será importante para atingir um número maior de pessoas a partir de 75 anos. É extremamente necessário pois estamos vivendo o colapso”, desabafou Valquíria.

Veja o Decreto nº 14/2021, que proibe a abertura e o funcionamento de todos os estabelecimentos privados e de economia mista, sejam comerciais, industriais, financeiros e de serviços, com exceção dos postos de combustíveis farmáciasdemais unidades de saúde:

Decreto começa a valer neste sábado (20)/ Fonte: Prefeitura de Varzelândia

No texto, também está previsto a antecipação de seis feriados nacionais e municipais.

Seis feriados foram antecipados/ Fonte: Prefeitura de Varzelândia
Compartilhe: