DECEMBER 9, 2022


Mesa solidária: padaria de Novorizonte, no Norte de Minas, disponibiliza pães e biscoitos gratuitos para quem precisa

O casal dono do comércio se solidarizou com o momento vivido por muitas famílias devido aos impactos enconômicos da pandemia e resolveu fazer a doação diária

IMG_20210319_180922

Pães foram colocados em frente ao comércio para doação/ Foto: Mírian Almeida

Composta por 5.273 habitantes, a pequena cidade de Novorizonte, na região do Alto do Rio Pardo, no Norte do Estado, tem sido palco de um gesto de solidariedade genuíno. É que o casal Vilma Almeida, de 55 anos, e Noé Brito, de 61, resolveram usar a padaria deles para alimentar quem mais precisa e não tem condições de comprar os alimentos. Mesmo eles, que também têm sofrido com os impactos econômicos provenientes da pandemia do Novo Coronavírus, não se hesitaram em aderir a ideia da “Mesa Solidária”, atitude que tem sido vista Brasil afora.

Em frente a padaria da família, uma mesa com pães e biscoitos chama a atenção com os dizeres: “Se hoje você não tem, pegue consciente”. Logo em seguida, está escrita a hashtag #JuntosVamosVencer. É isso! Gestos como esse são exemplos claros de que mesmo em tempos de desafios e crises, a união e empatia fazem toda a diferença. Dona Vilma conta que há mais de 30 anos eles tem a padaria e sempre davam alguns pães e biscoitos, mas que diante do momento crítico vivido no país, ela teve a ideia de montar o cantinho de doação.

“Me veio na cabeça que eu precisava ajudar de alguma forma. Até comentei com minha filha que mora em Montes Claros e está aqui em casa de licença maternidade. Falei assim: ‘eu acho que tem muita gente precisando das coisas e não tem coragem de pedir’. Então o melhor jeito que encontramos foi colocar na mesa, que as pessoas passam e pegam, sem a gente ver quem é, para não ficarem com vergonha. Como a cidade é bem pequena, a gente vê que tem muitas pessoas carentes, que estão sofrendo, principalmente em uma época dessa. Está difícil, na verdade, porque fazemos pouca coisa e ainda fica. Mas vamos ajudar do jeito que podemos”.

Como o Lockdown está vigente em todo o Norte de Minas, Dona Vilma conta que nem todos ficaram sabendo da doação dos pães. Daí, a filha dela, Miriam Almeida, teve a ideia de publicar na rede social avisando as pessoas para irem buscar. No post, Miriam escreveu: “Neste momento que estamos vivendo, devido a Pandemia, sabemos que muitas pessoas estão passando por dificuldades e nós da Padaria Central de Novorizonte, estamos disponibilizando alguns produtos, se vc precisar venha pegar e se vc puder doar vamos juntos nesta corrente de solidariedade. #juntosvamosvencer”.

A filha de Dona Vilma fez uma publicação na rede social para que mais pessoas saibam das doações/ Foto: Reprodução Rede social

Logo veio uma chuva de comentários parabenizando a iniciativa. “A gente publicou porque a única forma que estamos tendo para nos informar é assim né, pela internet, porque o pessoal não está saindo na rua. E graças a Deus deu certo, pegaram todas as sacolas. E eu quero continuar fazendo isso”, destacou Dona Vilma.

No primeiro dia em que eles colocaram os pães, logo a mesa ficou vazia. A dona da padaria comenta que cerca de umas 20 sacolas devem ser doadas por dia. Perguntada sobre a sensação de saber que está contribuindo para que outras pessoas não passarem fome, Dona Vilma se emociona. “Para mim, é uma das coisas mais alegres da minha vida. Se dependesse de mim, eu ajudaria mais gente. Sempre bato na tecla de que amo ver essas ações que passam no jornal, das pessoas que fazem sopa, arrecada agasalhos, doam o tempo para aqueles que necessitam. É uma gratidão muito grande. A esperança é de que outras cidades e empresários façam o mesmo. A gente tem o que comer, e quantos que não tem? O que temos, é preciso ajudar os outros. Dinheiro, depois a gente adquire. Agora é o momento de socorrer”, finalizou a comerciante.

Vilma e Noé trabalham com a padaria há mais de 30 anos/ Foto: Arquivo pessoal
Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência