DECEMBER 9, 2022

Com estoque baixo, Hemocentro de Montes Claros mobiliza doadores a comparecerem mesmo no período de Onda roxa

Unidade vai funcionar em dias alternados durante a vigência do Decreto 4.188, no qual antecipa cinco feriados municipais para o período entre os dias 17 e 22 de março

agencia_brasil_marcelo_camargo2__doação_sangue

Captação de sangue no Hemocentro é destinada a 38 hospitais da região/ Foto: Agência Minas

Há alguns meses, a reportagem do site Webtempo tem dado o panorama do baque sofrido pelo Hemocentro Regional de Montes Claros durante a pandemia: muita demanda e um número cada vez menor de doadores. Para agravar ainda mais o quadro, a coordenadora do setor de captação, Rosana Silva, lamenta que durante a vigência da Onda roxa, medida mais restritiva do Plano Minas Consciente, que foi prorrogada até o dia 31 de março, essa queda está ainda mais acentuada. A meta seria 100 candidatos a doação por dia, mas apenas metade desse total tem comparecido.

“O estoque está muito comprometido. Precisamos sobretudo de O Negativo e O Positivo. Mas todos os grupos são bem-vindos. Para de ter uma ideia, a redução no banco está entre 48% e 50% na entrada de candidatos a doação, nas segundas feiras a redução é ainda maior: de 60% do que seria ideal”, comenta.

Ainda que a cidade esteja sob o Lockdown, o Hemocentro faz parte do grupo de serviços essenciais. Com o novo Decreto 4.188, publicado nesta segunda (15), e que antecipa os feriados municipais, o atendimento será em dias alternados. Assim, o local vai receber os doadores nos seguintes dias:

-Quarta (17/03) – 07h às 12h

-Sexta (19/03) – 07h às 12h

-Segunda (22/03) – 07h às 12h

Vale ressaltar que a partir do dia 22, a unidade passa a funcionar normalmente, de segunda a sexta, das 07h às 17h30.

Rosana explica que algumas precauções foram tomadas para assegurar a saúde de quem deseja doar, e por isso, só são recebidos apenas 25 doadores por vez. Ela pede que a população se mobilize para que não falte bolsas para os 38 hospitais assistidos pelo Hemocentro. Ao todo, 28 municípios do Norte de Minas necessitam dessa captação, demanda que é ainda mais urgente durante a pandemia da Covid-19.

No estado

Atualmente, os estoques dos tipos positivos estão, em média, 30% abaixo do ideal, enquanto os dos tipos negativos, 35%. Além disso, os estoques dos tipos O positivo, O negativo e A positivo estão em estado crítico.

Critérios para doar

Para doar, é preciso ter mais de 16 anos, pesar mais de 50kg, estar em condições plenas de saúde, não passar por tratamento médico ou uso de medicamento contínuo, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h. Os critérios são exigidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No momento da doação, também é necessário apresentar um documento oficial com foto.

Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela covid-19, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação, que ocorre quando estão assintomáticos e sem sequelas que contraindicam a doação.

Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção por covid-19 são considerados inaptos por 14 dias após a última interação com essas pessoas. O prazo de inaptidão para doação após a vacina para covid-19 depende da imunização recebida.

Para as vacinas disponíveis em Minas Gerais até o momento, os prazos são

-Coronavac: 48 horas

AstraZeneca: 7 dias

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.

O agendamento pode ser feito pelo site, ou pelo aplicativo MG APP. Para mais informações, ligue no número (38) 32187899.

Compartilhe: