DECEMBER 9, 2022

UFMG vai construir nova moradia gratuita com 40 vagas para estudantes em Montes Claros

Com o novo projeto, 148 alunos da instituição que possuem vulnerabilidade social serão beneficiados

49062ae8026b6d975d5ea5906f97c1b1_16140162633255_2145618321

Nova moradia que será construída em terreno ao lado do ICA. Imagem: DPP|PRA|UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai construir um novo prédio com mais 40 vagas gratuitas que vão abrigar estudantes do Centro de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. Com isso, o programa de moradia passará a atender 148 alunos ao todo na cidade, uma vez que o outro prédio, construído em 2010, é ocupado atualmente por 108 estudantes.

Segundo a assessoria de comunicação, a obra está orçada em R$ 3 milhões e será construída com recursos do Plano Nacional de assistência Estudantil (Pnaes), em um terreno cedido pela prefeitura, ao lado do Campus regional. Os projetos estão em fase de elaboração, e a expectativa é que a construção do novo local seja feita assim que eles sejam aprovados.

O programa

Instituído em 1997, o Programa Permanente de Moradia Universitária da Universidade é um dos eixos da política de assistência. O projeto conta com recursos do Pnaes, criado há 10 anos pelo governo federal. Em Montes Claros, 66% dos alunos do Campus são assistidos pelo programa.

Segundo a universidade, os usuários colaboram com os custos de manutenção da Moradia Universitária de acordo com sua respectiva classificação socioeconômica. Os classificados no nível I de assistência têm gratuidade. Os valores são revistos e aprovados pelo Conselho Diretor da Moradia Universitária e aprovados pelo Conselho Universitário.

Com a nova moradia em Montes Claros, o programa passará a contar com cinco unidades. Três delas estão localizadas em Belo Horizonte. Com isso, juntas oferecem 1.162 vagas entre estudantes de Montes Claros e a capital mineira.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Cultura Educação

cineclube CineMaracas na Escola

Educação Montes Claros Norte de Minas

Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos