A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai construir um novo prédio com mais 40 vagas gratuitas que vão abrigar estudantes do Centro de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. Com isso, o programa de moradia passará a atender 148 alunos ao todo na cidade, uma vez que o outro prédio, construído em 2010, é ocupado atualmente por 108 estudantes.
Segundo a assessoria de comunicação, a obra está orçada em R$ 3 milhões e será construída com recursos do Plano Nacional de assistência Estudantil (Pnaes), em um terreno cedido pela prefeitura, ao lado do Campus regional. Os projetos estão em fase de elaboração, e a expectativa é que a construção do novo local seja feita assim que eles sejam aprovados.
O programa
Instituído em 1997, o Programa Permanente de Moradia Universitária da Universidade é um dos eixos da política de assistência. O projeto conta com recursos do Pnaes, criado há 10 anos pelo governo federal. Em Montes Claros, 66% dos alunos do Campus são assistidos pelo programa.
Com a nova moradia em Montes Claros, o programa passará a contar com cinco unidades. Três delas estão localizadas em Belo Horizonte. Com isso, juntas oferecem 1.162 vagas entre estudantes de Montes Claros e a capital mineira.
Compartilhe: