DECEMBER 9, 2022

Processo Seletivo de Nível Superior do IFNMG segue com inscrições abertas

Candidatos serão selecionados por notas do Enem de 2010 a 2020 e podem se inscrever até o dia 04 de abril em uma das 1.107 vagas

ifnmg-moc (1)

Vagas são para 30 cursos em 19 Campus da região/ Foto: Divulgação

Segue até o dia 04 de abril as inscrições pra o Processo Seletivo de Nível superior do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Ao todo, são 1.107 vagas. Destas, 777 são no modelo presencial, divididas nos 29 cursos de graduação gratuitos em oito Campus da região; e 330 vagas são para o curso de bacharelado em Administração pública, disponível na modalidade à distância em 11 campus.

O resultado final será divulgado no dia 26 de abril e a inscrição pode ser feita através do preenchimento do formulário eletrônico. Os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula, prevista para começar a partir do dia 27 de abril, e também ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2020, uma vez que a seleção se dará por meio da avaliação da nota do Enem. Com isso, o candidato vai escolher a nota de qual ano pretendo usar para ser avaliado.

O Instituto informou que embora tenham cursos presenciais, todas as aulas serão ministradas de forma virtual, por conta da pandemia. Das vagas ofertadas, parte será para alunos vindos de escolas públicas, com baixa renda, autodeclarado pretos, pardos e indígenas, e pessoas com deficiência,além de estudantes vindos de Escolas Família Agrícola (EFA).

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos(as) de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Algumas vagas serão preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrição entre os dias 06 e 09 de abril.

Para mais informações acesse o site do IFNMG, para ver o Edital nº 08/2021. O preenchimento do formulário de inscrição pode ser feito no site do CEFETMINAS.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail concursopublico@fundacaocefetminas.org.br ou pelo telefone (31) 3314-5222.

Compartilhe: