DECEMBER 9, 2022


Balanço de Carnaval aponta que crimes violentos no Norte de Minas reduziram 55%

Dados apresentados correspondem as 77 cidades que fazem parte da 11ª RPM

IMG_20210219_102023

Balanço apresentou queda em várias modalidades de crime/ Foto: Nátila Gomes

O balanço de Carnaval divulgado pela 11ª Região da Polícia Militar, nesta sexta-feira (19), registrou a redução de 55% dos crimes violentos comparado ao mesmo período do ano passado. Neste ano, a PM utilizou o slogan “Carnaval pela vida” e realizou o total de 1578 operações entre os dias 12 e 16 de fevereiro, nos 77 municípios que compõem a 11ª RPM.

“Nós tivemos a redução de 55,56% nos crimes violentos comparado ao mesmo período de Carnaval de 2020, compreendido entre os dias 21 e 25 de fevereiro. No ano passado, tivemos 18 crimes violentos e, em 2021, foram oito. Já os homicídios consumados ficaram estáveis. Tanto no ano passado, como nesse ano, foi registrado apenas um homicídio”, explicou o Major Edson Luís Gonçalves, assessor de comunicação da 11ª RPM, durante coletiva de imprensa.

Os dados apresentados também indicaram queda de 36% nos furtos a residência: foram 55 em 2020 e nesse ano, 35 furtos. No caso dos estupros, não foi registrada nenhuma ocorrência dessa natureza, o que significa ponto positivo, já que no ano passado cinco estupros foram contabilizados nessa mesma época de carnaval. Com relação ao policiamento contra aglomerações, quatro pessoas foram conduzidas a delegacia em Montes Claros, e nos demais municípios da região, mais uma pessoa. Já os roubos caíram de 10, para cinco este ano. Os crimes de lesão corporal também reduziram, de 77, para 46, em 2021. Além disso, 24 armas de fogo foram apreendidas.

Segundo o major Edson, as ações ocorreram por meio de batida policial, blitz, instalação de corredores de segurança, e verificação das condições gerais dos veículos, bem como dos condutores. Ele atribui a queda nos números de todas as modalidades de crimes à dois fatores: efeitos da pandemia e ações promovidas pelas forças de segurança.

“Temos uma equação, em que são somados diversos fatores. A questão da não realização de eventos logicamente influencia, porque quando tem um número maior de pessoas aglomeradas, juntas em um determinado ambiente, a probabilidade de ocorrer algum tipo de crime é maior, como roubos, furto de celulares e lesão corporal. Mas, sem dúvida alguma, o trabalho desencadeado pela PM junto aos demais órgãos de segurança pública fez um efeito bastante positivo. A PM tem um viés de sempre trabalhar com campanhas preventivas, e além disso, colocamos todo o nosso efetivo empregado. Foram incorporados em torno de 300 policiais em reforço, deslocados dos setores administrativos. Só em Montes Claros, tivemos 100 militares a mais” concluiu o major Edson.
Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência