Para aqueles que não encontraram o curso que deseja em uma universidade pública, ou que não conseguiram bolsa no Programa Universidade para todos (Prouni), ainda têm a chance de ingressarem em uma faculdade particular por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O processo seletivo está com inscrições abertas a partir desta terça-feira (26), e segue até a próxima sexta (29).
Como as notas do Enem 2020 serão divulgadas apenas em março, não será possível usar o desempenho desta edição para concorrer ao financiamento estudantil do primeiro semestre. De acordo com o Ministério da Educação (MEC) são disponibilizadas 93 mil vagas em todo o Brasil. Amanda Souza, de 19 anos, está de olho em uma dessas vagas e vai tentar o Fies pela primeira vez. Ela, que atualmente trabalha como atendente, fez o Enem em 2019 e tem o sonho de fazer o curso de Engenharia de produção.
“Irei tentar o curso porque há alguns anos ingressei no curso de auxiliar administrativo, me identifiquei muito com a área e desde sempre fui apaixonada pela engenharia em si, esses motivos me fizeram escolher essa área”.
No entanto, o fato dela não querer se distanciar da família e também o curso ser oferecido apenas em instituições particulares, levou Amanda a buscar esse modelo de financiamento.”Vou me inscrever no fies pelo fato que o curso escolhido só tem em universidades privadas aqui em Montes Claros, e porque não quero me mudar para outro lugar no momento. Além disso, com o salário que ganho atualmente, eu não conseguiria bancar as mensalidades”, diz.
Podem se inscrever no processo seletivo do Fies os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e que obtiveram média nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação. Também é necessário ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
O resultado do processo será divulgado no dia 02 de fevereiro e, caso ocorra a pré-seleção, o aluno terá entre os dias 3 e 5 de fevereiro para concluir a inscrição; a convocação para a lista de espera será de 03 de fevereiro a 18 de março.
Entenda o Fies
O Fies foi criado em 1999, com o intuito de viabilizar o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior oferecidos por universidades particulares. O programa é ofertado em duas modalidades desde 2018, por meio do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
O Fies é operado pelo governo federal, sem aplicação de juros, para estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa; o percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino. Já o P-Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.
Para mais informações acesse o edital.
Compartilhe: