DECEMBER 9, 2022

Hemocentro de Montes Claros convoca população para doar sangue: “é urgente”, diz coordenadora do setor de captação

Centro de captação atende 38 hospitais de 28 municípios do Norte de Minas, mas número de candidatos à doação está 55% abaixo do que é considerado ideal

IMG_20210116_161634

Maioria do estoque no Hemominas está em situação crítica/ Foto: Divulgação

O Hemocentro Regional de Montes Claros está convocando a população para fazer doação de sangue. A unidade é responsável pela captação e distribuição de sangue para 38 hospitais de 28 municípios do Norte de Minas. No entanto, em um gráfico divulgado pelo Hemominas nesta sexta-feira (15) revela uma situação preocupante: dos grupos de sangue disponíveis, apenas o AB positivo está estável. Os outros estão em nível crítico, ou em situação de alerta.

Rosana Silva, coordenadora do setor de captação, explica que o número de candidatos à doação está 55% abaixo do que é considerado normal. “É pontual, neste momento, que todo cidadão, que esteja bem, que não trabalhe na área hospitalar e que esteja sem nenhum sintoma gripal, ou de Covid-19, nos últimos 30 dias, faça a doação de sangue o mais breve possível. Todos os grupos estão com estoque baixo. O O negativo é uma referência, porque ele socorre todos os outros grupos sanguíneos, só que no momento, precisamos de todo tipo”, alerta.

A coordenadora comenta que a situação está crítica em todos os hemocentros, o que pode chegar ao colapso. “Houve redução de doadores em todo estado. Como nós trabalhamos em rede, se aqui sobra, mandamos para juiz de Fora, Belo Horizonte pode mandar para Uberlândia, e assim a rede vai funcionando: quem não tem, recebe dos outros hemocentros. Mas, no momento, ninguém tem para fornecer para ninguém. Chegamos no ‘crítico do crítico’.  Convocamos a população para doar. É urgente! Para que a gente consiga garantir a manutenção dos hospitais, das operações, das cirurgias e das complexidades”.

Rosana também faz doação de sangue/ Foto: arquivo pessoal

Rosana esclareceu que nesta semana o estoque do sangue O negativo zerou da quarta para quinta. Mas que, antes disso, toda a região tinha sido abastecida com o estoque necessário. Já na sexta, o problema continuou. “Em condições normais, tínhamos que ter 18 bolsas de O negativo, mas na sexta feira, tínhamos apenas duas bolsas. Essa é a realidade”, diz Rosana.

“Isso dá um efeito dominó, que afeta em três dias no estoque. Porque se hoje não tem doações suficientes, isso vai refletir daqui três dias. Antes, são feitos os exames e em 48 horas o sangue é disponibilizado para uso nos hospitais”, completa.

Outro problemática levantada pela responsável pelo setor de captação está na questão do período de férias. Ela afirma que nessa época é comum o estoque sofrer queda, mas, neste ano,a criticidade é ainda maior, pois a pandemia agravou o quadro. “As pessoas precisam entender que a necessidade não tira férias. A demanda de sangue não tem feriado. Pessoas vão precisar sempre de sangue. E, urgência e emergência com acidente é só uma parte do nosso atendimento. Tem ainda outro lado que também fornecemos sangue, que são pessoas com tratamento oncológico, tratamento hemofílico, é uma demanda muito grande de 1500 bolsas no mínimo por mês, para atender as unidades hospitalares”.

O hemocentro de Montes Claros atende 38 hospitais de 28 municípios do Norte de Minas. Para atentar as demandas e suprir as necessidades dos hospitais da região, são organizadas caravanas para doação de sangue. As iniciativas são de empresas, municípios, ou mesmo de um grupo de amigos.  

Jeane Mendes Pereira trabalha no setor administrativo do Hospital Municipal São Sebastião, em Mirabela. Ela é captadora do município e organiza mensalmente uma caravana com cerca de 15 moradores até Montes Claros.

Jeane leva cerca de 15 doadores mensalmente de Mirabela para Montes Claros/ Foto: arquivo pessoal

“Com apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Saúde, nós montamos um cadastro com as pessoas aptas a doar. Quando está na época de viajarmos para o hemocentro, nós ligamos para eles confirmando o dia de viagem. No próximo dia 26 temos uma caravana agendada, e, como o estoque está muito crítico, vamos tentar antecipar. Já estamos mobilizando os doadores, publicando nas redes sociais, para atingir o maior número de pessoas”, finaliza Jeane.

Critérios para doação

Para doar, é preciso ter mais de 16 anos, pesar mais de 50kg, estar em condições plenas de saúde, não passar por tratamento médico ou uso de medicamento contínuo, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h. Os critérios são exigidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No momento da doação, também é necessário apresentar um documento oficial com foto. O agendamento pode ser feito pelo site, ou pelo aplicativo MG APP.

Para mais informações, ligue no número (38) 32187899.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Bloco 1 Entretenimento Geral Montes Claros

30ª Festa nacional do Pequi

Bloco 1 Geral Montes Claros

ESTIAGEM PROLONGADA – Montes Claros decreta situação de emergência