DECEMBER 9, 2022

Humanização, sustentabilidade e tecnologia

A Santa Casa de Montes Claros foi reconhecida como uma das 40 instituições do país que mais se destacaram na última década. O maior hospital da região recebeu o Troféu Excelência da Saúde 2020

SAVE_20210114_091953

Pelo segundo ano consecutivo, a Santa Casa recebe o Troféu Excelência da Saúde, na foto, o provedor José Gilson Veloso Caldeira e por Maurício Sérgio Sousa e Silva/ Foto: ASCOM Santa Casa

DA REDAÇÃO

“A Santa Casa de Montes Claros ser reconhecida como melhor hospital filantrópico do país, da década, é para nós motivo de muita alegria, de muito orgulho, porque essa premiação coroa o trabalho de todo um time de mais de 2.200 colaboradores e de mais de 500 médicos do nosso corpo clínico, que luta incansavelmente e que trabalha diuturnamente em prol de uma assistência de qualidade para toda a população norte-mineira”, avalia o superintende Maurício Sérgio Sousa e Silva.

A instituição, que é referência para uma população de mais de dois milhões de pessoas e realiza mais de 100 mil procedimentos mensais, já havia recebido o mesmo prêmio, na categoria “Melhor Hospital Filantrópico do País”, em 2019. A escolha dos premiados é feita mediante pesquisa de mercado e análises dos cases aplicados nas instituições.

A instituição é referência para uma população de mais de dois milhões de pessoas e realiza mais de 100 mil procedimentos mensais/ Foto: ASCOM Santa Casa

Para o superintendente, esse tipo de reconhecimento “serve de combustível para continuarmos lutando, para continuarmos laborando com todo amor, com todo carinho, com toda dedicação ao que fazemos de melhor e ao que mais temos compromisso: que é a vocação da Santa Casa de Montes Claros de atender todos os pacientes que buscam assistência”. Maurício Sérgio Sousa e Silva ainda explica que o reconhecimento é fruto de três pilares, que foram estabelecidos desde que assumiu a instituição, em janeiro de 2014: a humanização, a sustentabilidade e a evolução tecnológica.

“O primeiro deles é a humanização, que é um atendimento de fato humanizado. O segundo pilar é a sustentabilidade, que pode nos proporcionar uma condição de manter as nossas atividades plenas, de não deixar faltar insumos, de não deixar faltar materiais e medicamentos, de manter a nossa folha de pagamento, os nossos honorários em dia com nossos colaboradores e com o corpo clínico, mantendo o hospital no seu funcionamento pleno. Então, com base nesses pilares e com um terceiro, a evolução tecnológica, nós conseguimos agregar para que tenhamos mais condições de atender a nossa população”, detalha o superintendente.

Por conta da pandemia, o Fórum Healthcare Business deste ano foi realizado de forma online e recebido virtualmente pelo provedor José Gilson Veloso Caldeira e por Maurício Sérgio Sousa e Silva. O ano, que para o gestor foi de muitas turbulências, pode ser definido em uma palavra: superação.

Superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva diz que 2020 foi um ano que trouxe muitas reflexões, muito aprendizado e aperfeiçoamento para toda a equipe da Santa Casa/ Foto: Solon Queiroz

“A mensagem que tenho passado para o nosso time é que é um ano de muito aprendizado. É um ano em que nós temos que refletir sobre tudo aquilo que fizemos e fazemos, seja pessoal ou profissionalmente. É um ano que nós precisamos agir com mais solidariedade, com mais atenção, ficarmos mais atentos e vigilantes em todas as nossas ações. É um ano que nós pudemos fazer uma revisão de todos os nossos processos, de todos os nossos fluxos, enfim, foi um ano diferente, foi um ano que nós tivemos perdas de pessoas próximas, perdas de pacientes para a covid-19. No entanto, foi um ano que nos trouxe muitas reflexões, muito aprendizado, foi um ano que antecipou a tecnologia, algo em torno de 5 a 10 anos. E a tecnologia bem trabalhada nos faz melhorar os processos, minimizar custos e aumentar a nossa segurança, aumentar a nossa capacidade instalada de atendimentos”, podera o superintende Maurício Sérgio Sousa e Silva.

Compartilhe: