A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será parceira do projeto Recicla aos Montes, organizado pela Prefeitura Municipal. O campus-sede da universidade, localizado no bairro Vila Mauricéia, terá um espaço para o recolhimento permanente de materiais recicláveis.
A proposta é que sejam instaladas três bases, chamadas de “porta-bags”, que se parecem com um grande cesto portátil de metal, para a destinação correta de plástico, papel e metais, separadamente.
Periodicamente, o material armazenado na base instalada no campus será encaminhado para as 4 associações regulamentadas que fazem o recolhimento seletivo e geram renda para os 120 catadores cadastrados.
Quantidade de lixo em Montes Claros
Dados da Prefeitura de Montes Claros indicam que um terço do lixo residencial de Montes Claros tem potencial de reciclagem, algo em torno de 2,4 mil toneladas/mês. Além disso, a população do município gera, em média, 250 toneladas de lixo residencial/dia e algo próximo a sete mil toneladas/mês. Um terço deste volume, o equivalente a 2,4 mil toneladas, tem potencial de reciclagem.
Compartilhe: