Em tempos de isolamento social, as ações de solidariedade atingiram também o mundo virtual. Prova disso, foi a criação do projeto Missão Covid. A plataforma é uma iniciativa que reúne médicos de todo o Brasil em consultas online e gratuitas para pacientes contaminados com o vírus, ou com suspeita de infecção.
É pela tela do computador que profissionais voluntários já fizeram mais de 80 mil consultas de graça. Atualmente, são mais de mil cadastros diários, de acordo com um dos fundadores do projeto, o cardiologista Leandro Rúbio Faria.
Para ter o atendimento, basta acessar o site da Missão Covid, preencher o formulário, e logo um dos médicos voluntários, que também se cadastraram no programa, entra em contato.
O médico Leandro Rúbio, fez um chamamento no perfil da rede social do projeto para que novos médicos façam a adesão e seja voluntário. Assim, mais pessoas podem ser beneficiadas.
“Nosso projeto impactou e está impactando o combate a pandemia no país. Ninguém estava preparado para esse novo aumento dos casos. Devido a demanda, não estamos com um time de médicos suficiente para atender a todos. Então, precisamos de mais médicos. Se todo mundo entregar um pouquinho do seu dia, conseguiremos entregar grandes resultados e alcançar muita gente”, diz.
Telemedicina no Brasil
A telemedicina foi aprovada pelo Ministério da Saúde em março de 2020, no início da pandemia. Diante da chegada do novo coronavírus ao Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a possibilidade de serem adotadas no país, em caráter excepcional, algumas modalidades desse modelo de trabalho. O objetivo é agilizar a comunicação entre os médicos e os os pacientes contaminados, ou com suspeita, que precisavam ficar isolados.
Compartilhe: