DECEMBER 9, 2022

Câmaras Municipais já podem se inscrever no Parlamento Jovem

O Programa de educação política está na 18ª edição, mas número de Câmaras Municipais do Norte de Minas chega a apenas cinco: Montes Claros (coordenação), Bocaiúva, Janaúba, Ibiracatu e São João do Paraíso.

FB_IMG_1610392391588

No Norte de Minas, projeto reúne cidades de Montes Claros (coordenação), Bocaiúva, Ibiracatu, Janaúba, João Pinheiro e São João do Paraíso/ Foto: ASCOM Câmara Municipal

As Câmaras Municipais interessadas em ingressar no projeto Parlamento Jovem de Minas Gerais já podem fazer a inscrição pelo site do programa até o dia 30 de janeiro. O Programa de educação política está na 18ª edição, mas o número de Câmaras Municipais do Norte de Minas chega a apenas cinco: Montes Claros (coordenação), Bocaiúva, Janaúba, Ibiracatu e São João do Paraíso.

O programa de educação política está na 18ª edição e é desenvolvido pela Assembleia Legislativa. Ele reúne alunos do Ensino Médio para discutir variados temas por meio de oficinas e plenárias. Desses encontros, podem surgir propostas passíveis até de virarem Leis estaduais. Essas discussões ocorrem paralelo às aulas nas escolas e cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política.

No Polo Norte, participam as Câmaras Municipais de Montes Claros (coordenação), Bocaiúva, Ibiracatu, Janaúba, João Pinheiro e São João do Paraíso. Devido as restrições causadas pela pandemia, a temática “Meio ambiente e desenvolvimento sustentável” continuará no debate da edição de 2021.

OBJETIVOS DO PJ MINAS

-Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

-Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.-Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

-Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Compartilhe: