O prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo (Republicanos) foi escolhido como o novo presidente do Consórcio Ambiental e de Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Codanorte). Com a decisão, ele vai comandar a instituição no biênio 2021/2022. A definição foi feita por consenso, uma vez que o outro nome que estava cotado para concorrer à eleição retirou a candidatura momentos antes da votação. Trata-se da prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso (MDB).
Atualmente, 63 municípios do Norte do estado integram o Consórcio. Destes, 33 estavam aptos a votar. Para Eduardo Rabelo, a maior motivação para estar à frente da Codenorte vem da ideia de contribuir e buscar conhecimento junto aos outros prefeitos consorciados.
“Os prefeitos decidiram me colocar no cargo e eu aceitei esse desafio. A Codanorte é referência na área ambiental da região. Principalmente na questão de colocar fim aos lixões. As expectativas a frente da instituição são as melhores. Principalmente, após a visita do ministro do meio ambiente, Ricardo Sales, em Francisco Dumont. Em conversa, ele nos garantiu que vai destinar recursos na Codanorte para ajudar os municípios, principalmente na questão dos lixões. Isso vai ajudar a auxiliar os associados desde a montagem da usina de compostagem até a desativação dos lixões”, comenta Eduardo.
Conforme o estatuto do consórcio, a mesa diretora é composta por mais dois diretores. Com isso, também foi proclamada a prefeita de Varzelândia Valquíria Cardoso, como diretora administrativa operacional, e para o cargo de diretor financeiro foi eleito o prefeito de Buritizeiro, Pedro Braga. Valquíria Cardoso que retirou a candidatura a presidência minutos antes do pleito destacou que ela desistiu da disputa porque julga ser um momento de juntar forças e não dividí-las.
“Eu entendo que a gente tem que ter união entre nós prefeitos. Nós temos que pensar igual. Pensar no progresso, no melhor para os nossos municípios. E como teve um prefeito que não conseguiu comparecer na votação, ficaria faltando um voto. Então, decidi entrar em acordo e compor a mesa diretora com o Eduardo. A ideia principal é de juntos fortalecer cada vez mais o nosso consórcio e cuidar do meio ambiente, que é um papel importantíssimo na gestão municipal”.
Além da votação, ainda foi apresentada a prestação de contas do ano de 2020 e também foi aprovado o orçamento para 2021, fixado no mesmo valor do ano anterior, de R$ 2.971 milhões.
Compartilhe: