A eleição para definir o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun)/SAMU Macro Norte será com chapa única. Marcada para o dia 12 de janeiro, a eleição terá a chapa encabeçada pelo prefeito de São Romão, Marcelo Meireles (PSDB).
O registro das chapas ocorreu nesta quarta-feira (30), e foram apresentados três nomes. Porém, de acordo com nota divulgada pela instituição, ao verificar os documentos apresentados, foram identificadas irregularidades pela comissão eleitoral composta por Silvanei Batista, Marisa Alves e Milton Barbosa. A chapa 2, liderada pelo prefeito de Claro dos Poções, Norberto Marcelino, e a Chapa 3, encabeçada pelo prefeito de Francisco Sá, Mário Osvaldo, apresentaram inadimplência de alguns municípios, o que impede a participação na eleição. Outro problema identificado, conforme a nota, foi a duplicidade de alguns candidatos que estavam inscritos em ambas as chapas.
Pela segunda vez consecutiva a eleição para o Conselho Diretor e Conselho Fiscal, referente ao biênio 2021/2022 terá apenas um nome deferido e a decisão, segundo o atual presidente do Consórcio, Silvanei Batista, foi baseada no Estatuto da entidade e no Edital do processo eleitoral. Com isso, apenas a chapa 1, composta por Marcelo Meireles (PSDB) ficou apta a se candidatar. Nesse processo, o prefeito de São Romão, que tem o apoio de dois deputados federais da região, Marcelo Freitas (PSL) e Paulo Guedes (PT), será aclamado pela Assembleia Geral, ato previsto no edital.