Difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar das ações da Arquidiocese de Montes Claros, tanto no âmbito religioso, como no social. Para mensurar a percepção que a sociedade tem dessas ações, a Arquidiocese está promovendo um questionário online.
Dom João Justino, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros, explica que a iniciativa tem como função identificar a opinião pública sobre a igreja e faz parte dos trabalhos desenvolvidos durante a IV Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Ao todo, 40 municípios do Norte de Minas fazem parte do arcebispado.
“É muito comum que neste trabalho, em um primeiro momento se procure a realidade. Escutar e entender a realidade que estamos vivendo, seja no social, na política ou na economia. Tudo isso conta. A pesquisa uma tentativa de escutar como a sociedade norte-mineira vê a Arquidiocese de Montes Claros. Nós queremos medir um pouco isso. Nós temos muitos trabalhos nas áreas sociais, e a sociedade percebe isso. A questão é medir para fazer novos discernimentos”, explica o Arcebispo.
Além da ação religiosa propriamente dita, Dom João comenta que as ações da igreja vão além da questão espiritual. Ele diz que a exemplo de Jesus, também é levada em consideração a parte social.
“É bíblico. Inspirados na ação de Jesus que trabalhamos com o pão da palavra e com o pão que é a alimentação. Isso Jesus nos ensina: alimenta o povo com a palavra, mas também alimenta com os pães e os peixes. Então, no nascedouro do cristianismo está esse compromisso de cuidar da vida espiritual, mas que tem toda a sua base material, na ajuda ao pobre”, afirma Dom João Justino.
A pesquisa “Como você vê a igreja católica” segue até o dia 22 de dezembro e pode ser respondida no site da Arquidiocese, através do link. Tanto católicos, como a comunidade em geral podem participar.
Compartilhe: