A sensação de ter ficado entre as 10 melhores redações em um concurso de nível nacional, não tem preço. A montes-clarense Mariana Alves Rocha, de 17 anos, foi destaque com as melhores notas no simulado estilo Enem aplicado. Com o resultado, ela ganhou um notebook e foi motivo de orgulho para a família e para a escola onde estuda.
Ao saber da notícia, Mariana ficou sem acreditar. Ela fez expressivos 960 pontos na prova.
“Primeiro eu fiquei muito surpresa, mas acho que foi a confirmação do meu aprendizado. Foi o resultado de tudo que trabalhei durante os três últimos anos. Com muito esforço, consegui bater as minhas metas. Tudo isso é a confirmação do que eu sei e do que aprendi”, lembra.
O Enem Game Show é uma competição promovida pela editora FTD, em parceria com a plataforma Estuda.com. Esta é a primeira edição do evento, que contou com 1.200 estudantes de todo o país. Entre os colégios de Montes Claros que participaram do concurso está o Marista São José, onde Mariana estuda desde o 2º ano do Ensino Médio e também o colégio Prisma. Ao todo, 96 alunos do Marista se inscreveram.
Ela conta que desde pequena gosta de ler, mas a história com a escrita começou um pouco mais tarde, aos 15 anos. Mariana atribui o sucesso no concurso ao método de ensino aplicado no colégio onde estuda e também ao cursinho de redação particular que ela ingressou.
Para se dar bem na redação e conseguir a aprovação no tão sonhado curso de gastronomia, a “garota-prodígio”, associa a rotina escolar com o cursinho e os estudos em casa.
“Antes da pandemia eu ficava a maioria do tempo no colégio, de manhã e a tarde. Lá os professores ajudam muito, em casa eu só reforçava o que passava na escola e mais tarde ia para o cursinho de redação. Nesse tempo que não estava na escola, também estudava para as provas que tinha e reforçava o conteúdo. Mas com a pandemia, acabou a rotina. Foi difícil adaptar, mas consegui seguir firme nos estudos”, diz.
Motivo de orgulho também onde estuda, Mariana teve o suporte pedagógico necessário para chegar à boa performance. Maria Cecília Oliveira Silva, coordenadora do Ensino Médio do colégio Marista, observa que resultados como esse da Mariana está associado ao uso intensivo da metodologia interdisciplinar aplicada nas aulas.
“Com certeza ficamos muito orgulhosos e felizes com os resultados e destaques dos nossos estudantes, ainda mais por fazermos parte dos desafios e conquistas de cada um. É um resultado de um trabalho em equipe, que envolve todas as áreas do conhecimento, com participação de todos os professores, o que incide na construção de uma excelente redação com embasamento teórico, posicionamento crítico e com argumentos seguros”, afirma a coordenadora.
Mesmo que ainda não tenha se tornado chef de cozinha, Mariana parece saber “de có” a receita para chegar ao sucesso nos estudos: “Persistência, foco e equilíbrio emocional”, garante.
Compartilhe: