DECEMBER 9, 2022


Infraestrutura: grandes obras

DA REDAÇÃO “No meio da dificuldade encontra-se oportunidade”, a frase é atribuída ao físico alemão Albert Einstein, que viveu entre os anos de 1879 e 1955. Não se sabe ao certo o contexto em que a mensagem foi criada, mas pode muito bem ser aplicada aos dias atuais. Em tempos difíceis de pandemia, em que […]

corrego

DA REDAÇÃO

“No meio da dificuldade encontra-se oportunidade”, a frase é atribuída ao físico alemão Albert Einstein, que viveu entre os anos de 1879 e 1955. Não se sabe ao certo o contexto em que a mensagem foi criada, mas pode muito bem ser aplicada aos dias atuais. Em tempos difíceis de pandemia, em que o desenvolvimento de muitas cidades ficou estagnado, Montes Claros destoa e vive um bom momento, inaugurando obras e melhorando a vida da população.

Essas conquistas só foram possíveis, porque o município, por meio do prefeito Humberto Souto planejou ações e conseguiu, com austeridade, manter um caixa com recursos próprios. Com organização e cuidando bem do dinheiro público, um grande pacote de obras foi viabilizado e vem sendo desenvolvido, desde o ano passado.

A cidade ganhou Centros de Educação Infantil, Unidades Básicas de Saúde, parques e obras esperadas por décadas pela população. É o caso da avenida Manoel Caribé Filho, mais conhecida como avenida do Córrego Vargem Grande, que por causa da pandemia, precisou ser inaugurada, por videoconferência, no último dia três de julho, data de aniversário de 163 anos da Princesinha do Norte.

A avenida foi um grande presente compartilhado com a população, como explica o secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano Vanderlino José da Silveira: “O valor da obra ficou em torno de 12 milhões de reais e foram 14 meses de trabalho para entregá-la. É uma redenção daquela região, uma obra que estava paralisada desde 2008 e, hoje, as pessoas têm ali a limpeza, o conforto, têm uma vida mais digna, porque principalmente os lotes lindeiros ficavam a mercê dos entulhos, dos dejetos. O projeto original precisou ser refeito e enquadrado nas condições atuais e, mesmo assim, a gente teve muita dificuldade na execução. A obra teve que ser repactuada, as planilhas reformuladas, mas o importante é o resultado e a obra está aí.”

“Eu moro aqui no Maracanã há 26 anos, desde que nasci. A obra deu uma vista melhor, deu uma valorizada bem boa no nosso bairro. Gostei demais”, avalia o barbeiro Sebastião Neto
Crédito: Solon Queiroz

O projeto vai proporcionar ganhos na mobilidade urbana, afirma o secretário: “A avenida do Córrego Vargem Grande tem 3.200 metros de extensão, faz a ligação do Anel Sul, aí puxando as rodovias 365 e 135 e canalizando para encaixar na avenida José Corrêa Machado, que vai dar o acesso até o Distrito Industrial. Ela vai também beneficiar o escoamento do trânsito que sai da rodoviária, principalmente dos ônibus, tirando esse movimento do Centro. Vai desafogar o trânsito diretamente dos bairros José Corrêa Machado, Chiquinho Guimarães, São Geraldo, Ciro dos Anjos, Maracanã e ligar direto com o residencial Sul.”

“São obras que vão impactar diretamente na vida de cada cidadão, e que só foram possíveis devido à postura da nossa Administração, de valorizar cada centavo dos impostos arrecadados, reinvestindo todos eles em melhorias para a população”, pontua o prefeito Humberto Souto. Crédito: Solon Queiroz

O barbeiro Sebastião Ferreira Gonçalves Neto está bem satisfeito com a obra: “Eu moro aqui no Maracanã há 26 anos, desde que nasci. A obra deu uma vista melhor, deu uma valorizada bem boa no nosso bairro. Gostei demais.” Outro morador do bairro Maracanã, o José Damião, aprovou a avenida do Córrego Vargem Grande e definiu o prefeito Humberto Souto: “É um homem de palavra, toda palavra que ele falou com a gente vem cumprindo direitinho”. “O prefeito é um homem de visão, experiente, empreendedor. Desde o início do mandato, o prefeito e o Guilherme Guimarães, que era o secretário da pasta antes de mim, pensaram e planejaram grandes obras, e assim está sendo feito”, enfatiza o secretário Vanderlino Silveira.

A população está animada e satisfeita. Marcos Santos Silva Dias mora no bairro Canelas há mais de 18 anos, onde é dono de um açougue. Ele abriu o negócio tão logo começaram as obras nos córregos, e é só alegria:

“Aqui era uma dificuldade tamanha devido às enchentes, entrava dentro das casas, perdíamos as coisas. Era um sofrimento tamanho, especialmente no período chuvoso. Aí, quando o prefeito começou as obras, vieram os benefícios. O pessoal já animou com valorização dos imóveis, então eu montei o açougue e está fluindo, graças a Deus tenho um movimento bom e quando todas as obras estiverem prontas e interligadas, tenho certeza de que será ainda melhor.”

Geladeira Literária

O dono de lava-jato, Marcos Vinícius Fonseca da Silva, ficou tão contente com a obra da avenida Manoel Caribé Filho, que decidiu retribuir criando o projeto Geladeira Literária. “Eu criei essa geladeira comunitária e os livros foram doados. A ideia é proporcionar a leitura, principalmente para as crianças, para que elas possam ter este espaço. Eu pensei que se o prefeito trouxe esse benefício pra gente, tínhamos que fazer a nossa parte, então resolvi criar o projeto”, ressalta o empresário.

O ponto colorido chama atenção no bairro Maracanã. Marcos Vinícius planejou tudo com muita simplicidade e carinho. “Eu arrumei este local, limpei pra colocar a geladeira, vai servir para meus filhos, para os filhos dos outros. Vou correndo atrás e os moradores estão querendo fazer igual em outros pontos. O que a gente precisa é de doação de livros, especialmente infantis”, detalha Marcos Fonseca. Quer fazer a sua parte também e incentivar à leitura? O telefone do Marcos é o 9915-1381.

Avenida do Córrego Bicano

Outra importante obra inaugurada foi a avenida Doutor Avilmar Gonçalves de Oliveira, mais conhecida como avenida do Córrego Bicano. Os moradores da região aguardavam a obra sair do papel por longos anos, alguns nem acreditavam mais que isso fosse possível. É o caso de uma moradora da Vila Campos há 18 anos, a aposentada Lúcia Gonçalves: “A gente já estava desacreditada, por anos os candidatos a prefeito vinham aqui, faziam campanha, prometiam a obra, só que quando ganhavam esqueciam e nada era feito. Mas agora, até que enfim, a promessa foi cumprida.”

A obra foi iniciada no mês de abril de 2019 e licitada com valor de referência de R$ 7.027.636,58, no entanto, a empresa Mais Construtora ofereceu 15,52% de desconto, proporcionando ao município uma economia de aproximadamente um milhão de reais. Entregue antes do prazo estipulado, a avenida do córrego Bicano, vai promover a mobilidade urbana. Segundo o secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Vanderlino José da Silveira, “a avenida Doutor Alvimar Gonçalves, tem cerca de 1.400 metros de extensão e é de suma importância, pois vai beneficiar diretamente vários bairros como o Nossa Senhora das Graças, Vila Campos, Santo Inácio, Alterosa, Cristo Rei, e ainda é uma alça de escoamento da Ceanorte.”

“Essa obra junto com a da avenida do Vargem Grande vai ficar completa, assim que ficar pronta a avenida Vicente Guimarães, que é de um investimento de 22 milhões de reais, uma obra extraordinária, grandiosa. Quando todas estiverem interligadas,com certeza, Montes Claros será outra. As pessoas vão circular com mais segurança, com menos interferências, é realmente um feito histórico para a cidade”, garante o secretário. Para o prefeito Humberto Souto, a conclusão das avenidas dos córregos Bicano e Vargem Grande inaugura uma nova era em Montes Claros, no que se refere à mobilidade urbana.  “São obras que vão impactar diretamente na vida de cada cidadão, e que só foram possíveis devido à postura da nossa Administração, de valorizar cada centavo dos impostos arrecadados, reinvestindo todos eles em melhorias para a população”, finaliza Souto.

A comerciante Ana Maria Gonçalves, filha da dona Lúcia que há 18 anos mora na Vila Campos, concorda que novos tempos começaram em Montes Claros: “Minha irmã rezava todo dia para que o asfalto fosse feito, porque aqui ou era muita poeira ou muita lama. Isso sem falar que em período de chuva, a nossa casa ficava alagada. Pra não perder as coisas, tínhamos que colocar tudo no alto. Estamos muito felizes, porque a gente sonhava com esse asfalto aqui.”

(BOX)

UMA EMPRESA DE MONTES-CLAROS

Genesco Lima Souza Filho é sócio-proprietário da Mais Construtora, a empresa responsável pelas obras das avenidas do Bicano e Vargem Grande. Para ele, promover o desenvolvimento por meio da urbanização foi bastante satisfatório: “É sempre muito gratificante para uma construtora, quando você realiza uma obra e sente que está trazendo qualidade de vida. Foram os casos das avenidas Vargem Grande e do Bicano. A região dessas obras estava abandonada e era uma área problemática por conta do rio, locais de proliferação de pragas, havia muita sujeira, era uma escuridão que contribuía para a criminalidade.”

Como a gente costuma dizer aqui no Norte de Minas, a Mais Construtora é uma empresa da terra, fato que segundo o sócio-proprietário foi crucial para que fosse possível oferecer um trabalho tão grande, com o menor preço, o que a fez vencer as licitações. “Por estarmos instalados em Montes Claros, já com toda a infraestrutura, a gente passa a concorrer com as empresas de fora numa condição melhor, porque temos a logística toda aqui, algo que custa muito caro para uma empresa de fora. Por isso, conseguimos os descontos”, acredita Genesco.

Onde tem canteiro de obras, tem geração de emprego e renda. Em um período de pandemia, em que a fila de desempregados só faz crescer, a urbanização das avenidas do Bicano e Vargem Grande garantiram o sustento de muitas famílias.

“Por causa do coronavírus, várias atividades foram paralisadas, nós não paralisamos e mantivemos uma média de 250 empregos. Não paramos, no entanto, tomamos todos os cuidados com nossos funcionários. Além das medidas de proteção, fizemos um preventivo em todos eles e, por recomendação médica, eles tomaram injeções de vitamina D3 para a resistência. Além disso, o ônibus que era usado para levá-los ao trabalho era esterilizado duas vezes ao dia e, graças a Deus, não tivemos nenhum funcionário com a covid-19. Geramos empregos, terminamos o nosso trabalho e levamos progresso e bem estar para a população”, comemora o empresário.

Compartilhe: