DECEMBER 9, 2022

Raquel Muniz: a protagonista do novo Fundeb

Proposta de Emenda à Constituição do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) é de autoria da ex-deputada federal Raquel Muniz.

01-Raquel

A previsão era que o Fundeb chegasse ao fim em dezembro deste ano. Com isso, a educação básica pública não teria capital financeiro para o pagamento dos salários dos servidores que atuam na educação nem para a manutenção das escolas, já que o Fundeb representa mais de 80% da verba de educação de mais de 2 mil municípios no país.

Mas a educação básica pública saiu vitoriosa. O Congresso Nacional aprovou o Novo Fundeb em dois turnos: por 499 votos a 7 na primeira votação e por 492 votos a 6 na segunda. Além da manutenção do Fundeb, a PEC prevê que que o aporte da União aumente para 12% do Fundeb em 2021 e progressivamente até 23% em 2026. O texto agora segue para o Senado, onde os parlamentares já defenderam que o texto emitido pela Câmara dos Deputados seja aprovado sem modificações.  Em suas redes sociais, a ex-deputada federal Raquel Muniz, que esteve presente na votação no Congresso, disse: “Só tenho a agradecer o envolvimento da maioria dos colegas deputados federais em torno da PEC do Fundeb. Uma união independente de ideologia e divergências. O futuro do ensino básico do Brasil vai respirar aliviado”. Alunos, professores, educadores e toda a sociedade brasileira também agradecem.

Eleições em tempos de pandemia

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o calendário das eleições municipais permanece inalterado: 04 de outubro (primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno). Só que o Congresso Nacional já promulgou a emenda à Constituição Federal que adia o primeiro turno para 15 de novembro e o segundo para 29 de novembro. Certeza mesmo é que as eleições em Montes Claros prometem movimentar o cenário político, principalmente na corrida pela prefeitura. Não faltam pré-candidatos para isso: Humberto Souto (Cidadania), Ruy Muniz (PP), Leninha (PT), Silvano Tolentino (Podemos), Janielle Neri (PSol), Idelfonso Fonfon (PMB), Marcelo Walmor (PTC), Sarney Jomezoli (PC do B) e Levy Castilho (PRTB). Ainda há outros nomes cogitados, como o do médico Emerson Guimarães (PV), o do ex-vereador Kiko Canela (PTB) e  o do advogado Álvaro Guilherme (DEM).

Falando em Ruy Muniz…

O empresário, professor, médico e ex-prefeito de Montes Claros Ruy Muniz já confirmou sua pré-candidatura à Prefeitura de Montes Claros pelo Partido Progressista (PP). Será um dos principais opositores de Humberto Souto. Com certeza, Ruy Muniz dará muito trabalho para o atual prefeito e para os demais candidatos. Persistência não falta.

O nome da representatividade

Mulher, negra e militante de movimentos sociais. São essas algumas das características que marcam o nome de Leninha na corrida pela Prefeitura de Montes Claros. E não subestimem. Mesmo sendo do Partido dos Trabalhadores, que vem sendo rechaçado por parte da sociedade brasileira, Leninha é um nome forte nessa disputa. Sua história fala por si. Marilene Alves de Souza é professora, bióloga e mestre em desenvolvimento social. Em 2016, há  apenas 15 dias antes do pleito, assumiu como candidata à Prefeitura de Montes Claros e, mesmo assim, ficou em 3º lugar com mais de 36 mil votos. Leninha foi eleita, em 2018, a primeira mulher negra do PT para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com 51.407 votos.

Eles querem maior flexibilização

Bares e restaurantes só estão autorizados a funcionar até às 20 horas em Montes Claros. A medida desagrada empresários e clientes. Em reunião que reuniu empresários da categoria e autoridades competentes da Prefeitura de Montes Claros, a classe alegou que está cumprindo todas as medidas de segurança e disse que a restrição até às 20h tem agravado o quadro de Covid 19 na cidade. Eles reivindicam o funcionamento até pelo menos às 23h. Segundo os empresários, as pessoas saem do comércio oficial e se reúnem em festas clandestinas.

Fato é que o movimento dos bares, restaurantes e do comércio em geral de Montes Claros não é mais o mesmo. Sem uma vacina, esses efeitos da pandemia serão sentidos ainda por muito tempo.

Compartilhe: