DECEMBER 9, 2022

Anastácio lidera em Manga

Pesquisa encomendada pelo PT mostra ex-prefeito com 43,4% no critério votos válidos, seguido pelo prefeito Quinquinhas (28,1%), em empate técnico com o estreante Carlitão (23,4%)

anastacio recortado 1

[ATUALIZADO] – Grupos de Whatsapp começam a repercutir na manhã desta quarta-feira (28) o resultado de pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Veredas de Ensino e Desenvolvimento Humano no município de Manga, no extremo Norte de Minas.

A menos de três semanas da eleição, o levantamento aponta o ex-prefeito Anastácio Guedes (PT), que comandou o município entre 2013/2016, na liderança da corrida eleitoral com 43,4% das intenções de voto, quando se considera o critério dos votos válidos – o que exclui os indecisos, brancos e nulos e não informados. 

Pesquisa encomendada pelo PT mostra ex-prefeito com 43,4% no critério votos válidos, seguido pelo prefeito Quinquinhas (28,1%), em empate técnico com o estreante Carlitão (23,4%)

Em segundo lugar, e pelo mesmo critério, aparece o atual prefeito Quinquinhas de Quinca de Otílio, o Joaquim do Posto (PSD), que busca se reeleger para o que pode ser seu quarto mandato no município, com 28,1% das preferências do eleitor.  

Fonte: Relatório de Pesquisa Eleitoral Instituto Veredas

Ainda segundo o Instituto Veredas, empresa estreante no ramo de pesquisas, com sede em Montes Claros, o terceiro colocado nas intenções de voto na corrida eleitoral em Manga é o agropecuarista Carlito José de Souza, o Carlitão (PSL), com 23,4% das intenções pelo critério dos votos válidos. 

Carlitão aparece em situação de empate técnico com o prefeito Quinquinhas, considerada a margem de erro amostral informada para o levantamento que é de 5,6 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Quando se considera a opinião dos indecisos, brancos e nulos, os números são um pouco menores para todos os candidatos (veja na tabela abaixo). O ex-prefeito Anastácio segue na liderança com 40,3%, seguido por Quinquinhas (26%), Carlitão (21,7%), Luiz do Foguete (3,7%), Adailton Silva (1%), além do professor Isaias Nascimento, que não pontua. Fonte: Relatório de Pesquisa Eleitoral Instituto Veredas

Na segunda coluna, os percentuais de cada candidato, em recorte que inclui brancos e nulos, indecisos e não informados

Bem mais distante, aparecem o atual vice-prefeito Luiz Carlos Santana Caíres, o Luiz do Foguete (PDT), com 4%, e Adailton Silva, o Adailton Locutor (Patriotras), com 1,1% dos votos válidos. O candidato da Rede Sustentabilidade, o pastor e professor Isaías Nascimento não pontuou na pesquisa. Votos brancos ou nulos são 2% e os indecisos somam 4%.

A pesquisa é do tipo quantitativa e teve como contratante o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, em Belo Horizonte. O Instituto Veredas informa no relatório técnico que acompanha a pesquisa que utiliza “a metodologia de entrevistas pessoais domiciliares, com aplicação de questionário estruturado e padronizado junto a uma amostra representativa dos eleitores”.  

O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 24 de outubro e divulgada na noite da terça-feira (27). A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número MG-05465/2020 na quarta-feira, 21 de outubro. A responsável técnica pela pesquisa, que tem intervalo de confiança é de 95%, é a estatística Denise Nogueira Magri Mendes. 

A amostra do Instituto Veredas ouviu 300 eleitores para entrevistas que levam em conta o critério de cotas, calculadas na proporção de gênero, faixa etária e grau de instrução, além da renda familiar.

O plano amostral da pesquisa informa cobertura nas principais áreas geográficas do município, com respondentes do sexo masculino (51%) e feminino (49%). Ainda segundo o Veredas, o compliance para checagem das amostras é realizado em 20% dos questionários aplicados durante a consulta aos eleitores.  

REJEIÇÃO

Fonte: Relatório de Pesquisa Eleitoral Instituto Veredas

O levantamento também perguntou ao eleitor em quem ele não votaria sob nenhuma condição. Por esse critério, o campeão de rejeição é o candidato Adailton Locutor (33,49%), seguido de perto pelo prefeito Quinquinhas de Quinca de Otílio (32,55%) e Anastácio Guedes, um pouco mais distante (18,40%). 

A rejeição do estreante Carlitão é baixa (6,60%), mas ainda assim superior à de Luiz do Foguete (5,19%) e do professor Izaias Nascimento  (3,77%).

UMA RÁPIDA ANÁLISE

A divulgação de uma pesquisa contratada pelo PT e com números consolidados para o ex-prefeito Anastácio tem potencial para provocar questinamentos e a subsequente corrida em busca da virada nas próximas duas semanas pelos concorrentes mais próximos, a saber, o prefeito Quinquinhas e o entrante Carlitão. 

A idoneidade do levantamento certamente será questionada, mas seu registro formal na Justiça Eleitoral atende a todos os requisitos para a publicização previstos na legislação eleitoral. Por isso o site optou por divulgar o resultado.

Mosaico com os 6 candidatos a prefeito em Manga. Em sentido horário, Carlitão Oliveira, o prefeito Quinquinhas, Isaias Nascimento, o ex-prefeito Anastácio Guedes, o vice Luiz do Foguete e Adailton Locutor

Os detratores da pesquisa do Veredas podem ter como insumo para questionar o resultado em razão da margem de erro bastante elástica utilizada, de 5,6 pontos. Consultado sobre o assunto, o Instituto diz que o número está dentro do cálculo estatístico utilizado em suas amostras. Outro ponto que deve ser utilizado para desqualificar a amostra é o baixo número de indecisos (4%) e dos que não sabem ou não opinaram (2%).   

Esse intervalo coloca o ex-prefeito Anastácio com quase metade dos votos válidos no melhor cenário e fora do alcance do seu principal concorrente, o prefeito Quinquinhas, que teto da margem alcançaria 33,7% dos votos válidos, número inferior ao piso do petista, que tem piso estimado em 37,8%.

O fato de que as três principais campanhas parecem ter chegado a um estágio de polarização justificaria essa leitura, mas de resto o choro é livre e os demais candidatos podem trazer seus números para a luz do sol com o registro na Justiça Eleitoral das suas próximas pesquisas. 

DATA CARREATA

Além de trazer o petista Anastácio fora do alcance dos seus proncipais concorrentes, a amostra do Instituto Veredas também traz boas notícias para o candidato Carlitão Oliveira.

O bolsonarista entrou na sucessão local de última hora, mas demonstra crescimento expressivo após um mês e pouco em campanha, ao aparecer em empate técnico com o prefeito Quinquinha – considerada a margem de erro elástica, vale repetir, da pesquisa. 

Dados do registro da pesquisa junto ao Tribunal Reginal Eleitoral

Qualquer pesquisa nestas eleições da pandemia será igualmente contestada porque os políticos passaram a adotar o ‘data carreata’ como dado confiável para mensurar suas chances na disputa municipal. No sertão, não tem Datafolha, tem Datacarreata.

Em Manga, as campanhas dos candidatos Carlitão e Quinquinhas se jactam de ter realizado as maiores carreatas da história do municípios nos dois últimos finais de semana – respectivamente. Vale a percepção do eleitor e não a base científica que toda pesquisa tem – ou deveria ter.  O site publica a pesquisa após minuciosa apuração sobre sua regularidade. Vale aqui o entendimento do latim “Ne nuntium necare”, ou ‘não matem o mensageiro’, que não tem responsabilidade sobre o conteúdo da pesquisa.

Sem prejuízo de que outros candidatos também façam suas pesquisas até o dia da eleição. Amostras com o registro oficial no TSE, também serão publicadas aqui neste espaço – se e caso o contratante repassar ao site o seu resultado. 

Compartilhe: