Treze municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizaram mutirões de limpeza sábado, 9 de novembro. As iniciativas seguiram mobilização realizada em todas as regiões do estado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), dentro das ações de enfrentamento às arboviroses, com o recolhimento de materiais inservíveis que podem servir de focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika.
“Com o início do período de chuvas e alternância com dias de temperaturas altas, a proliferação do Aedes asegypti acelera e, consequentemente, entre outubro e maio ocorre o período de maior transmissão de dengue, zika e chikungunya. Por isso, é de fundamental importância que os municípios intensifiquem as ações de educação em saúde, mobilização da população para a eliminação de focos do mosquito dentro de imóveis, aliado à realização de mutirões de limpeza”, alerta Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros.
Além de Montes Claros os municípios que realizaram mutirões neste final de semana foram: Taiobeiras; Mato Verde; Padre Carvalho; Mirabela; Riacho dos Machados; São João da Lagoa; Coração de Jesus; Rio Pardo de Minas; Francisco Dumont; Vargem Grande do Rio Pardo; Matias Cardoso; Bocaiúva e Glaucilândia. Em Janaúba a Secretaria Municipal de Saúde realizou blitz educativa, repassando orientações à população sobre o enfrentamento às arboviroses.
Outros treze municípios informaram à Superintendência Regional de Saúde que pretendem realizar mutirões nos próximos finais de semana. Além de órgãos das administrações municipais, as ações envolvem outras instituições públicas e privadas sediadas em cada localidade.
Em Montes Claros, desde outubro a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado mutirões de limpeza aos finais de semana. Até o momento, dados da SMS revelam que já foram recolhidas mais de 360 toneladas de materiais inservíveis, com o alcance de 41 mil imóveis e 63 mil pessoas.
Neste ano o Norte de Minas contabiliza 78 mil 420 casos prováveis de dengue e 55 mil 827 casos confirmados. Desse total, 325 casos foram notificados como sendo de dengue grave e com sinais de alarme. Também neste ano o Norte de Minas contabiliza 36 óbitos confirmados por dengue e outros 25 casos ainda estão em investigação.
Já com relação à febre chikungunya, o Norte de Minas soma neste ano 3 mil 067 casos prováveis e 1 mil 592 casos confirmados, sem ocorrência de óbitos.
Compartilhe: