Faltam apenas dois jogos para a torcida do Cruzeiro poder voltar a sentir o gostinho de uma final internacional após 15 anos. Nesta quarta-feira (23/10), a partir das 19h, o clube recebe o Lanús, num Mineirão lotado, em partida válida pela ida da semifinal da Copa Sul-Americana.
Vinda de uma sequência de cinco duelos sem vitórias, a Raposa, comandada por Fernando Diniz, terá que driblar a desconfiança da China Azul para levar um bom resultado à Argentina. Diferentemente das oitavas, quando eliminou o Boca Juniors, e das quartas de final, quando passou do Libertad, o Cruzeiro decidirá a classificação fora de casa.
Vencer o torneio se tornou uma obsessão, especialmente porque isso encurta o principal objetivo da SAF estrelada nesta temporada: se classificar para a Libertadores de 2025. A campanha no Campeonato Brasileiro decaiu, e ficar no grupo dos seis primeiros colocados parece cada vez mais difícil.
Time
Para este jogo, há algumas dúvidas com relação ao time que irá a campo, especialmente pelos desfalques. Enquanto o volante Lucas Romero está suspenso, por ter sido expulso nas quartas de final, o também meio-campista Matheus Henrique não deve ter condições de jogo, devido a uma lesão no quadril.
O volante Walace é presença garantida, e a outra vaga no meio é disputada por jogadores como Lucas Silva e Ramiro. Já na zaga, o argentino Lucas Villalba parece ter a preferência do treinador, ao passo que João Marcelo e Zé Ivaldo, teoricamente, disputam para estarem entre os 11 iniciais.
Fato é que o clube tem adotado o mistério como estratégia, visto que, além de não divulgar detalhes sobre os treinamentos, parou com a lista de jogadores relacionados, normalmente publicada no dia anterior. Há chances de, além de Matheus, Lautaro Díaz e Rafa Silva voltarem a atuar.
Lanús
A equipe chega à semifinal da Sul-Americana vivendo uma má fase: são nove jogos sem vencer, contando a liga nacional e o torneio internacional, onde eliminou o Independiente Medellín na última fase. Além disso, os granates sofrem com as lesões.
São pelo menos cinco desfalques entre jogadores considerados titulares – entre os destaques, há as baixas do zagueiro Ezequiel Muñoz e do atacante Eduardo Salvio. Conquistar a competição seria uma ‘salvação’ para um clube que amarga a 22ª colocação do Campeonato Argentino.
Ficha técnica
O quê: Cruzeiro x Lanús
Motivo: ida da semifinal da Copa Sul-Americana
Quando: quarta-feira, 23 de outubro de 2024, às 19h (de Brasília)
Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Provável Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo (João Marcelo), Lucas Villalba e Marlon; Walace, Lucas Silva e Matheus Pereira; Gabriel Veron, Álvaro Barreal e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
Provável Lanús: Nahuel Losada; Juan José Cáceres, Carlos Izquierdoz, Gonzalo Pérez e Julio Soler; Felipe Peña Biafore, Luciano Boggio e Ramiro Carrera; Marcelino Moreno; Dylan Aquino e Walter Bou. Técnico: Ricardo Zielinski
Arbitragem: Andrés Matonte (URU); Martín Soppi (URU) e Carlos Barreiro (URU). VAR: Nicolás Gallo (COL)
Transmissão: Paramount+
Compartilhe: