DENÚNCIA
Corre à boca pequena a denúncia de que o PRD poderia ter fraudado a cota de gênero – que obriga um mínimo de 30% de candidaturas femininas – nas eleições de Montes Claros e que, por isso, os votos dados aos candidatos a vereador do partido poderiam vir a ser anulados. Isso prejudicaria os atuais vereadores Ceci Protetora e Igor Dias, que foram reeleitos pelo PRD. A alegação é de que uma candidata do partido teve apenas seis votos e não teria feito campanha para si própria.
DENÚNCIA II
Toda denúncia deve ser tratada com muito cuidado e responsabilidade. Primeiro, algo formal precisa ser apresentado. O disse-me-disse das redes sociais não é suficiente para iniciar nenhuma investigação. Segundo, a denúncia precisa ser provada e isso só pode acontecer em um amplo processo, com direito ao contraditório, algo que não é rápido. Terceiro, como os supostos beneficiados (Valdeci Contador do PP e Julinha da Pastoral do UNIÃO) pela eventual cassação da chapa do PRD são apoiadores do prefeito eleito Guilherme Guimarães (UNIÃO) e a chapa do PRD foi toda ela montada pelo núcleo político da atual administração, é pouco provável que essa denúncia seja levada adiante, pelo menos por aqueles que seriam os diretamente interessados.
VALDECI CONTADOR
É muito difícil falar em composição de secretariado nesta altura do campeonato, principalmente porque o governo Guilherme Guimarães será uma continuidade do governo Humberto Souto, mas é pouco provável que Valdeci Contador (PP), que foi muito bem votado, mas não conseguiu se reeleger vereador por causa dos critérios de quociente eleitoral, não seja aproveitado no primeiro escalão da próxima gestão, claro, se ele estiver disposto a isso. Como seu próprio nome diz, é um profissional experiente na área contábil e financeira, com bom reconhecimento no mercado local, e alia, portanto, condições técnicas e políticas para ser secretário municipal de Planejamento, Finanças ou mesmo do Prevmoc.
JULINHA DA PASTORAL
Com ou sem cassação da chapa do PRD, Julinhada Pastoral tem muita possibilidade de retornar à Câmara. Isso porque ela é a primeira suplente do UNIÃO BRASIL, o partido de Guilherme Guimarães e do deputado federal Marcelo Freitas, que deverá ser a segunda maior referência política do próximo prefeito – a primeira seria Humberto Souto. É pouco provável que alguém do UNIÃO, até porque foi uma chapa montada com muitos vereadores de mandato, não suba para o secretariado, e aí as minhas apostas ficariam concentradas em Graça da Casa do Motor e Odair Ferreira, ambos com perfil e experiência para ocupar, por exemplo, a Secretaria Municipal de Agricultura.
ELEIÇÕES NA OAB
Serão realizadas no dia 17 de novembro as eleições da OAB, que tradicionalmente movimentam muito os bastidores não só da classe dos advogados, como da política montes-clarense. O atual presidente da subseção de Montes Claros, Herbert Alcântara, será candidato à reeleição e, inclusive, reunirá um grande número de colegas de profissão para fazer o registro de sua chapa nesta sexta-feira (18) às 14 horas na sede local da OAB. Até o fechamento desta coluna, era grande a possibilidade de Herbert ser candidato único, feito raro para uma cidade com mais de 4 mil profissionais aptos a participar do pleito.
FALE COM A COLUNA
Quer receber a nossa coluna no WhatsApp? Mande uma mensagem para (38) 99865-5654 e inclua seu número em nossa lista de transmissão. Utilize esse canal também para enviar críticas e informações. Acompanhe-nos também pelo Instagram @pecealmeidajunior. Até a próxima!
Compartilhe: