DECEMBER 9, 2022


FATOS & DETALHES

Pecê Almeida Júnior é jornalista e publicitário

MAIS DOIS CASOS

Leitores da coluna me alertaram sobre mais dois casos de prefeitos não reeleitos no Norte de Minas. Em Ninheira, Professor Santinho (PSD) venceu o atual chefe do Executivo, Bia (MDB), por 52% a 48%. Em Rubelita, Meirinha de Dona Vina (Republicanos) venceu o prefeito Zé Trindade (PT) por 40% a 32%. Lá, um terceiro candidato, Aridelço (PSDB), obteve 28%. Mesmo assim, o índice de prefeitos não reeleitos segue muito baixo.

ASSEMBLEIA SEGURA EMENDAS

Por 51 votos a 1, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais derrubou nesta quarta-feira (16) a tentativa do governador Romeu Zema (NOVO) de limitar o valor das emendas impositivas de deputados estaduais por cidade. O único voto favorável à manutenção do veto do governador foi o do líder do governo, João Magalhães (MDB). Com isso, os deputados estaduais, dentro do limite estabelecido para cada um, poderão continuar apresentando emendas individuais de pagamento obrigatório, sem necessidade de se adequar a qualquer limite imposto pelo Governo do Estado. Em Minas, o parlamentarismo também segue firme e forte.

ELEIÇÃO NO MP DE MINAS

No dia 18 de novembro, os promotores do Ministério Público de Minas Gerais vão às urnas escolher o nome do novo procurador-geral de Justiça, que substituirá o atual incumbente da função, Jarbas Soares Júnior. Quatro nomes disputam vagas na lista tríplice que será encaminhada ao governador Romeu Zema, a quem caberá a escolha do próximo chefe do MP estadual. Os nomes mais fortes são os do ex-procurador Carlos André Mariani Bittencourt, candidato apoiado por Jarbas, e Marcos Tófani Baer Bahia, do grupo do também ex-procurador-geral Antônio Tonet. Outros dois candidatos se inscreveram, mas correm por fora. São eles: Geraldo Flávio Vasques e Paulo de Tarso de Morais Filho. Em contato com a coluna no início do ano, Jarbas desmentiu a possibilidade de concorrer a cargo político após sair da Procuradoria Geral.

ELBE DE VOLTA À CENA

A ex-deputada estadual e ex-secretária de Estado, Elbe Brandão (Cidadania), está de volta à cena política. Ela foi eleita prefeita de Nova Porteirinha, município vizinho a Janaúba, sua primeira base eleitoral, numa disputa sui generis, onde as outras duas candidatas também eram mulheres: a atual prefeita Regina (União) e Josélia (PT). O maior cabo eleitoral de Elbe nesse seu retorno à política foi o prefeito reeleito de Janaúba, Zé Aparecido (PSD), que apoiou fortemente sua candidatura. Bem articulada e experiente, Elbe conhece o caminho das pedras e tem tudo para fazer um mandato modelo em governança eficiente.

PREFEITOS-DEPUTADOS

Por falar em Zé Aparecido, que foi um dos prefeitos com maior percentual de votos do Brasil (98%), ele é um dos chefes de Executivo norte-mineiro que poderão se afastar do cargo para disputar as eleições de deputado em 2026. Desde Elbe Brandão, Janaúba não elege um deputado. Outros prefeitos reeleitos especulados são Kinca da Ciclodias (Salinas), Maurício Almeida (Januária) e Alex Cesar (Pirapora). Em comum entre os quatro, o fato de todos terem sido reeleitos com margens expressivas, todos trocaram o vice e todos são de cidades que já tiveram deputados locais e não têm mais.

FALE COM A COLUNA

Quer receber a nossa coluna via WhatsApp? Mande uma mensagem para (38) 99865-5654 e inclua seu número em nossa lista de transmissão. Utilize esse canal para enviar críticas e informações. Acompanhe-nos também pelo Instagram @pecealmeidajunior. Até a próxima!

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Pecê Almeida Política

FATOS & DETALHES

Pecê Almeida Política

FATOS & DETALHES

Pecê Almeida

FATOS & DETALHES

Pecê Almeida

FATOS & DETALHES