Na próxima segunda-feira, 13, dia em que se comemora a abolição da escravatura no Brasil, a Coordenadoria de Igualdade Racial, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Conselho Municipal de Igualdade Racial, promoverá, às 18 horas, um Ato Público na Praça Doutor Carlos, pelo fim do racismo e preconceito.
José Gomes Filho, responsável pela Coordenadoria e presidente do Conselho, acredita que é preciso aproveitar a data como uma oportunidade para promover uma reparação dos direitos dos negros. “O Brasil precisa avançar em passos largos nas políticas públicas para combater de vez as crueldades que ainda assolam a população negra, especialmente as questões salariais, onde o negro continua ganhando menos do que o branco, mesmo fazendo o mesmo serviço”, protesta Gomes.
Segundo ele, é preciso separar os dias 13 e 14 de maio. “O 13 de maio de 1888 foi uma data instituída de forma atrasada pelo Estado, já que o Brasil foi o último país livre do Ocidente a abolir totalmente a escravatura, e mesmo assim, sem nenhuma garantia para a população negra. Por isso, essa data é algo a ser reelaborado, porque houve uma abolição formal, mas os negros continuaram excluídos do processo social. Já 14 de maio foi o dia em que povo negro acordou e descobriu que não tinha nada, nem moradia e nem emprego. Muito menos direitos. Sendo assim, o dia 14 de maio se tornou um dia de reflexão para a população negra ex-escravizada, que não tinha o que comer, o que vestir e onde morar”, conclui.
Compartilhe: