DECEMBER 9, 2022


Projeto já entregou mais de 600 perucas para mulheres em tratamento oncológico no HDG

Os cabelos para confecção de perucas são oriundos de doações recebidas no HDG durante todo o ano e ajudam a devolver a autoestima das pacientes em tratamento e que vivenciam a perda de cabelo

Foto: Divulgação/GTH

Pacientes em tratamento oncológico no Hospital Dilson Godinho (HDG) recebem perucas doadas pelo projeto “Perucas Solidárias” e confeccionadas pela Oficina do Cabelo.

Os cabelos para confecção de perucas são oriundos de doações recebidas no HDG durante todo o ano e ajudam a devolver a autoestima das pacientes em tratamento e que vivenciam a perda de cabelo.

O Projeto “Perucas Solidárias” é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do Hospital Dilson Godinho e tem como objetivo emprestar perucas para pacientes da oncologia por um período.

“A paciente recebe orientações sobre os cuidados com a peruca e são emprestadas de cinco a quinze perucas por mês, de acordo com a demanda das pacientes e a quantidade de cabelos doados. Só nos meses de fevereiro e março deste ano, foram doadas em torno de 10 perucas”, destaca Michele Antunes da Silva, coordenadora do GTH.

É importante ressaltar que o que o tamanho mínimo do cabelo a ser doado para que as perucas sejam confeccionadas em parceria com a “Oficina do Cabelo” é de 20 centímetros. O cabelo precisa ser entregue seco e não tem problema se tiver algum tipo de química.

Pessoas interessadas em fazer a doação do cabelo já cortado ao Hospital Dilson Godinho, devem procurar as recepções da Oncologia, as assistentes sociais ou a psicóloga do HDG, sempre de segunda a quinta-feira, de 7h às 17h. Na sexta-feira, de 7h às 16h.

“As perucas são ‘empréstimo’ durante tratamento, mas na maioria das vezes não são devolvidas. A iniciativa impacta diretamente inúmeras mulheres que realizam tratamento oncológico, pois devolvem a autoestima e proporcionam maior aceitação da autoimagem”, ponderou Michele Antunes.

Oficina do Cabelo

Maria Vera Lúcia Alves Teixeira, uma das sócias da Oficina do Cabelo, conta que ela mesma confecciona as perucas e que se sente muito feliz em poder ajudar outras mulheres em tratamento.  Ela ressalta ainda a parceria gratificante com o HDG em quase 12 anos e a entrega de mais de 600 perucas neste período.

“Essa parceria com o HDG foi um divisor de água em minha vida. Vê o efeito na paciente, o brilho nos olhos, o sorriso em fazer o tratamento sem o complexo das pessoas olharem para ela sem cabelo é muito gratificante. São quase 12 anos de parceria, que enriquece a essência da gente e ajuda em nossa evolução espiritual. O bem que a gente faz ao próximo, a gente faz a nós mesmo. São mais de 600 perucas já confeccionadas durante este tempo e o projeto cresceu muito com o apoio de toda a imprensa. Sou muito feliz em participar e grata a ter sido convidada a abraçar um projeto tão nobre e humanizado”, destacou a empresária.

Referência oncológica

O Hospital Dilson Godinho é referência no tratamento oncológico na região macronorte e até o Sul da Bahia. A Instituição recebe doações de cabelo humano para confecção de perucas que são fornecidas a pacientes em tratamento oncológico e que vivenciam a perda de cabelo. O HDG atende 84% de casos tratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O serviço conta ainda com setor de Quimioterapia, Radioterapia, Cirurgia Oncológica e Hematologia. O Hospital recebe pacientes de várias regiões de Minas Gerais e do sul da Bahia.

 

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Coluna de Thedomiro Paulino Montes Claros

Theodomiro Paulino