DECEMBER 9, 2022


Operação no Norte de Minas combate organização criminosa pela prática de extorsão

O MPMG investiga também as práticas de agiotagem, associação criminosa e crime contra a economia popular.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma pessoa foi presa em flagrante durante uma operação realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais nas cidades de Francisco Sá e Montes Claros, no Norte do estado, nessa segunda-feira, 6 de novembro. A Operação Extortio, deflagrada pela Promotoria de Justiça de Francisco Sá com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional de Montes Claros, e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), investiga uma possível organização criminosa que praticava extorsão.

O MPMG investiga também as práticas de agiotagem, associação criminosa e crime contra a economia popular.

Segundo apurado, os investigados, integrantes de pretensa associação criminosa, após o empréstimo de numerário para vítima determinada, exigiam a emissão de títulos de crédito em garantia da dívida com juros exorbitantes, cuja cobrança era exercida mediante a utilização de grave ameaça.

Conforme a Promotoria de Justiça de Francisco Sá, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, tendo sido arrecadada uma arma de fogo com numeração suprimida, munições relacionadas, vários títulos de crédito em nome de terceiras pessoas, diversos documentos e aproximadamente R$ 20 mil em espécie.

O homem preso em flagrante possuía uma arma de uso restrito.

O crime de extorsão é o ato de obrigar alguém a tomar um determinado comportamento, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem econômica. É crime tipificado no artigo 158 do Código Penal.

Participaram da operação dois promotores de justiça e 16 policiais militares.

Compartilhe: