O SAMU Macro Norte participou de uma simulação realística de acidente envolvendo produtos químicos, na manhã desta sexta-feira (11), no Posto de Policiamento Rodoviário, na BR-135. A ação, que foi realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros, Eco-135, Polícia Militar, entre outros, teve como objetivo alinhar as instituições visando o aperfeiçoamento e sintonia das equipes durante o atendimento de ocorrências desta natureza.
Na simulação, um carro e uma carreta carregada com ácido sulfúrico teriam se envolvido em um acidente. Três pessoas teriam ficado feridas e contaminadas com o produto químico. Devido à gravidade do acidente, foi montado um Posto de Comando com representantes de todas as instituições envolvidas no atendimento da ocorrência para o gerenciamento das atividades e tomada de decisões unificadas.
Para o atendimento das vítimas, bombeiros montaram um corredor de descontaminação, onde as vítimas passaram por uma desinfecção devido à presença das substâncias químicas. Logo após, a equipe médica do SAMU e profissionais da unidade de resgate da Eco-135 puderam ter acesso aos pacientes e realizar o socorro dos mesmos.
Pelo ambiente estar contaminado, os socorristas do SAMU precisaram ser ágeis e sincronizados para prestar o atendimento à vítima ainda no local do acidente. Já dentro da ambulância, os profissionais seguiram com o protocolo realizando todos os procedimentos necessários para a sobrevida do paciente, até encaminhá-lo para o hospital indicado pela Regulação Médica.
“A atuação conjunta entre todas as equipes possibilitou que pudéssemos praticar e aperfeiçoar o conhecimento nessas ocorrências. A participação na simulação permitirá que os profissionais conduzam com ainda mais segurança eventos que envolvam elementos químicos”, disse a enfermeira do SAMU Noeme Fonseca que participou da organização da ação.
Compartilhe: