DECEMBER 9, 2022


Secretaria de Saúde afirma que houve 12 óbitos por Covid-19 em Montes Claros, em menos de 24 horas

Para tentar controlar o avanço da doença no município, medidas restritivas impostas Decreto nº 4176 entraram em vigor nesta quinta-feira (25).

RISP _2_

Comitê Covid-19 se reuniu nesta quinta (25)/ Foto: Bruno Albernaz

A Secretaria de Saúde confirmou nesta quinta-feira (25), que ocorreram 12 óbitos em Montes Claros nas últimas 24 horas. No último boletim epidemiológico, constam seis mortes, porém, a secretária explicou que só são publicados as mortes em que a secretária tem acesso à declaração de óbito. O município soma o total de 286 mortes.

“No dia de hoje [quinta], nós temos registrado 12 óbitos por Covid-19. É a primeira vez que Montes Claros chegou nesse número no dia. Três são de outros municípios que estavam internados na cidade e nove são de Montes Claros. Destes, seis foram confirmados com declaração de óbito em mãos, três aguardando exame laboratorial e três aguardando liberação da declaração de óbito. Entre as vítimas está uma criança de um ano, ainda sem confirmação laboratorial, mas o quadro clínico é da Covid. É a segunda criança que morre com a doença dentro de um ano”, disse a secretária de saúde, Dulce Pimenta.

A situação da pandemia em Montes Claros também foi discutida durante reunião do Comitê Covid-19. “O cenário mudou totalmente. Em dois dias, nós tivemos um aumento da taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19, de uma média de 50% para 80%. O impacto disso foi o aumento da mortalidade, da letalidade de Covid-19 no município, como também a mudança de perfil do paciente que estava internado pela doença”, afirmou Dulce.

Em nota emitida na noite desta quinta-feira (25) a Santa Casa de Montes Claros confirmou que foi atingido 100% da capacidade instalada para atendimento à pacientes confirmados e/ou suspeitos para Covid-19.

“Foi necessário ativar o plano de contingência interno em relação à ocupação de leitos destinados ao atendimento Covid-19 e interromper temporariamente o atendimento às pessoas com sintomas gripais (SUS, Convênio/Particular) a partir da tarde de hoje, 25/02/2021, até que a situação se regularize. A Santa Casa informa que o atendimento das demais situações de urgência/emergência continua sem alterações”, informou a nota.

Fiscalização

Tanto a Polícia Militar, como a Secretaria de Defesa Civil, estão mobilizados nas ações de fiscalização desde o início da pandemia. A partir das 22h30 desta quinta (25), entrou em vigor o Decreto nº 4176, no qual impõe toque de recolher entre as 22h30 e 5h da manhã, salvo casos como trabalho essencial, compra de medicamentos ou atendimento médico.

O tenente-coronel Adriano Ribeiro de Freitas, chefe do Estado-Maior da 11ª RPM, ratificou que serão mantidas todas as ações que já vem acontecendo, e que a PM vai aplicar mais pessoal para a fiscal em relação a restrição de horário.

“A partir de hoje, a polícia estará aumentando o aporte logístico e humano em toda a cidade, com efetivo humano, para desenvolver operações. Serão fiscalizados veículos, atitudes suspeitas. Toda a possibilidade de infração e crime será considerada. Se sair de casa depois do horário, estará descumprindo a norma municipal de saúde em um momento de muita criticidade em relação a nossa rede. Quem violar, será abordada pelas equipes de segurança. Se for recorrente, será encaminhado o registro, podendo gerar multa. O que solicitamos é a sensibilização de todos os montes-clarenses com relação a situação crítica dos leitos de hospitais. Não podemos negligenciar o momento. Haverá um efetivo maior para fiscalizar. Tem que internalizar que normas discutidas são para o bem-estar da sociedade”, destacou o tenente-coronel.

Já o secretário municipal de defesa social, Anderson Chaves, explicou sobre os casos em que será permitido transportar após o horário estipulado.”As pessoas que trabalham em setores prioritários, desde que comprove com documentação, não terá problema. Mas é preciso apresentar a carteira de trabalho, ou a declaração de trabalho anexada no Decreto, ou a Declaração da empresa que comprove que ele precisa circular naquele horário. Pedimos a população respeito e responsabilidade nesse momento tão difícil que Montes Claros e o Norte de Minas tem passado. A Prefeitura está unida com os órgãos de segurança para tentar conter o avanço da pandemia em nossa cidade, com operações no perímetro urbano e rural”.

Compartilhe: